quinta-feira, 22 de agosto de 2019

Modelo PODC: conheça as 4 funções da Administração

Conheça esse modelo que resume as funções do administrador em uma organização

Modelo PODC: conheça as 4 funções da Administração
Foto: Shutterstock
O profissional formado em Administração pode trabalhar em diversas áreas, como: marketing, logística, recursos humanos, administração financeira e orçamentária. Em qualquer área, o Administrador é responsável por algumas funções específicas dentro de uma organização. Para facilitar a compreensão de quais são as atividades exercidas pelo administrador, existe um modelo chamado PODC. Ele lista as 4 funções da Administração dentro do seu modelo de atuação nas empresas. Conheça:

P = Planejamento

O objetivo dessa função é definir objetivos e meios para alcançá-los. Em termos de Administração, o planejamento envolve ações como:

•    Previsão de condições futuras;
•    Definição de novos objetivos;
•    Criação de metodologias para alcançar esses objetivos.

O = Organização 

A organização é definida como a construção estrutural de uma empresa. O foco dessa função pode ser listado em pontos chaves como:

•    Estruturação das atividades;
•    Direcionamento dos relacionamentos dentro da empresa;
•    Recrutamento;
•    Avaliação e treinamento das equipes.

D = Direção

Nessa função, o administrador utiliza sua influência e faz com que seus colaboradores atendam o que foi planejado. Esse processo é interpessoal, visa mover pessoas por meio de instruções, motivação, comunicação, liderança e coordenação dos trabalhos. 

C = Controle

Essa função tem como papel garantir que tudo ocorra dentro dos parâmetros e dos princípios que foram definidos. O objetivo é identificar desvios do direcionamento, já pensando em planos para mudar esse cenário quando for necessário. A essência do controle administrativo é a ação corretiva e ações preventivas.

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