quinta-feira, 21 de junho de 2018

Como fintechs usam Big Data para oferecer crédito aos brasileiros

Atualmente, a tecnologia está presente em todos os setores do mercado. Seja na indústria, no comércio ou em serviços, todas as informações referentes aos produtos, clientes e empresas são armazenadas em grandes bancos de dados, gerando uma enorme quantidade de informação.
Essa modernização não demorou a chegar ao setor financeiro. Fintech é um termo utilizado para designar empresas inovadoras que utilizam a tecnologia para fornecer serviços financeiros, por exemplo: consultar o saldo, pagar uma conta ou solicitar um empréstimo são tarefas que se tornaram mais simples e hoje podem ser feitas online e sem burocracia.
Algumas empresas do âmbito financeiro vêm promovendo soluções com a ajuda do Big Data para agilizar e desburocratizar os processos de seus serviços, por exemplo: Nubank, Organizze, Paypal, MoneyMan e Easynvest.
Conhecendo o Big Data
Big Data é um termo para designar uma gigantesca quantidade de dados estruturados ou não, com o objetivo de impactar o negócio da empresa através de insights que estas informações podem trazer após análises destes dados.
Para quem trabalha com o Big Data, é comum dizer que o sistema é baseado nos “cinco Vs”:
  • Velocidade
  • Volume
  • Variedade
  • Veracidade
  • Valor 
Sistema prático e seguro
Fintechs estão utilizando Big Data para otimizar e desburocratizar o serviço tradicional bancário. No MoneyMan, por exemplo, é preciso poucos segundos para analisar todos os dados cadastrados durante a solicitação de empréstimo e analisar o risco do empréstimo, evitando fraudes e outros crimes financeiros. A BlackSwan utiliza o Big Data para classificar eventos não previstos pelo mercado e fazer análises de riscos para governos e instituições financeiras.
Democratização para o empréstimo pessoal
O Big data é utilizado pelo MoneyMan para oferecer empréstimos online, sendo considerado muito inovador para o mercado financeiro porque utiliza vários dados durante a análise de crédito para dar a resposta ao usuário, além da agilidade para oferecer o crédito de forma rápida. E, como pedir dinheiro emprestado tanto em agências bancárias ou para pessoas próximas nunca é uma tarefa agradável, o empréstimo online é uma ótima opção para conseguir a quantia necessária para quitar os compromissos ou fazer algum investimento sem burocracia.
Fonte http://www.sobreadministracao.com/como-fintechs-usam-big-data-para-oferecer-credito-aos-brasileiros/

Nenhum comentário:

Postar um comentário