domingo, 29 de outubro de 2017

Novo golpe de phishing envolve “contato confiável” do Facebook

Cuidado ao receber solicitações de ajuda dos amigos na rede social

Mais um golpe de phishing circulando dentro do Facebook foi descoberto. Segundo o Tecmundo, diversos usuários estão recebendo mensagens de amigos solicitando ajuda para logar na rede social. No entanto, tudo não passa de mais um golpe para roubar as informações de quem recebe a mensagem.
Como funciona
Inicialmente, tudo é feito pelo messenger. O usuário recebe uma mensagem de algum amigo afirmando que está com dificuldades para acessar a rede. Essa mensagem pede que o usuário cheque o e-mail para verificar um código de recuperação. 
 
E é aí que o golpe acontece. Neste momento o golpista virtual tenta acessar sua conta utilizando a função “esqueci minha senha” — aquela que envia uma sequência de números para o seu email. Ou seja, você realmente vai receber um email, mas não é para recuperação do perfil do seu amigo e sim do seu. Ao informar o código ao seu "amigo", o golpista terá a informação necessária para logar na sua conta.
Portanto, cuidado ao receber solicitações de ajuda deste tipo. Por segurança, entre em contato com seus amigos através de outros meios — ligação ou WhatsApp, por exemplo — e confirme se a solicitação é real ou é golpe. Até o momento não há estimatimas oficiais de quantos usuários do Facebook já tiveram seus perfis invadidos pelo golpe acima.
Fonte http://www.administradores.com.br/noticias/cotidiano/novo-golpe-de-phishing-envolve-contato-confiavel-do-facebook/121762/

Nenhum comentário:

Postar um comentário