segunda-feira, 28 de agosto de 2017

Ad valorem em transporte de cargas: como funciona essa taxa?




A formação do preço de frete envolve diversas variáveis que vão muito além da distância percorrida. Entre elas estão os custos com o gerenciamento de riscos e a contratação de seguros, como o Ad Valorem.

No artigo de hoje vamos falar sobre essa taxa, explicando o conceito, para que serve e como o cálculo pode ser realizado. Continue conosco e confira!
O que é e para que serve o Ad Valorem?

O Ad Valorem, também conhecido como frete valor, é uma taxa cobrada com base no valor da mercadoria. O objetivo é cobrir o custo do seguro da carga, enquanto ela estiver sob a responsabilidade da transportadora.

Ele normalmente se aplica quando o dono dos produtos (embarcador) não possui o seguro, ou a apólice contratada não cobre o período em que os itens estão com o transportador.

Nesses casos, o fornecedor do transporte contrata uma seguradora para resguardar essa etapa e faz o repasse dos valores por meio da cobrança do Ad Valorem.
Por que essa cobrança deve ser feita?

A legislação determina que o transportador da carga possui responsabilidade pelos itens que está carregando, ou seja, qualquer problema que surgir durante o trajeto, recai sobre a empresa contratada para realizar o transporte.

Devido a isso, esses fornecedores precisam encontrar meios de evitar os prejuízos que os imprevistos podem acarretar. Contudo, para isso, é necessário ter em mente que adotar medidas de prevenção gera novos custos operacionais — como a contratação de seguros —, que são repassados para o cliente como Ad Valorem.

Ainda que exista a contratação de um outras garantias para as cargas, vale lembrar que a cobrança dessa taxaé obrigatória.
Como a taxa é calculada?

Estabelecer um percentual exato para a cobrança é muito difícil, visto que existem diversas questões a serem consideradas, além dos gastos que a transportadora possui para garantir um bom gerenciamento de riscos.

De maneira geral, a cobrança do Ad Valorem varia entre 0,03% a 0,40% sobre o valor informado na nota fiscal. A variação é decorrente das características da carga, a distância percorrida, o transit time, a situação do trecho e outras questões que podem estar ligadas à segurança dos itens.

Em caso de dúvida, a Associação Nacional de Transporte de Carga (NTC) criou uma tabela com alíquotas que podem servir como base na hora de determinar o percentual desse ônus.

Sendo assim, além de saber o valor das mercadorias — a etapa mais fácil, haja vista que ele vem informado na nota fiscal — o transportador deve conhecer todos os fatores de risco que envolvem suas operações, o que pode aumentar ou diminuir o valor da cobrança.

Se a transportadora não possui um seguro para acobertar furtos e danos nas cargas, pode sofrer com grandes prejuízos em decorrência do pagamento de indenização aos clientes, caso essas situações se concretizem. No médio e longo prazo, esses problemas podem prejudicar a perenidade do negócio, ou mesmo levá-lo à falência — sem contar que muitos embarcadores verificam essas questões antes de fechar um contrato.

Fonte https://www.tecnovia.com.br/2017/08/24/ad-valorem-em-transporte-de-cargas-como-funciona-essa-taxa/?utm_campaign=divulgacao__do_post_ad_valorem_em_transporte_de_cargas_como_funciona_essa_taxa&utm_medium=email&utm_source=RD+Station

Nenhum comentário:

Postar um comentário