sexta-feira, 9 de dezembro de 2016

Dezembro chegou. E a minha transição?

É uma época em que temos motivos suficientes para entrar em contato com as pessoas e, pasmem: termos retorno! Vamos lá, há fundamento nisso.
Dezembro é um mês em que há confraternizações, festas, desejos de um bom encerramento de ano e festejos por um novo ano que vem por aí. É possível enxergar uma analogia entre este cenário e uma transição de carreira?
Eu afirmo que há!
O que é uma transição de carreira senão o encerramento de um ciclo e o início de um novo? Seja por iniciativa própria ou por iniciativa de um empregador, estar no mercado como “autônomo” em seu projeto de carreira, nada mais é do que a busca por um novo ciclo e, convenhamos, não é novidade que este novo ciclo passará por uma série de contatos, conversas e trocas com outras pessoas. Sim, o famoso networking que, traduzindo de uma forma simplista, resume-se em movimentar uma rede de pessoas, conhecidas e conhecidas de conhecidas, contando sobre sua movimentação e entendendo como cada uma destas pessoas pode conectá-lo com alguém que seja estratégico e que possa gerar uma oportunidade. Certamente, é necessário estar bem preparado para fazer este movimento de uma forma profissional.
O que dezembro tem a ver com isso?
Festas de final de ano, desejos de um bom ano novo podem ser bons inícios de conversas com essas pessoas que precisam ser contatadas. Além disso, do lado das organizações, dezembro é um mês menos “movimentado” e, com o orçamento do próximo ano já traçado, é uma época ideal para as pessoas de Talent Acquisition começarem suas buscas por profissionais. Fato, não é um mês de contratações, mas é um mês excelente de aquecimento destes contatos e isso pode sim fazer uma grande diferença para a tão esperada nova oportunidade. Vamos resumir?
Aproveitar o último mês do ano para estruturar-se bem, deixar seu currículo atrativo e elaborar um bom discurso, mapear as empresas de interesse, pessoas a serem contatadas e iniciar esses contatos com um bom texto de boas festas é uma equação perfeita para quem quer começar o próximo ano bem aquecido em seu novo projeto. Você sabia que muitas pessoas não respondem às solicitações das empresas nesta época por estarem de férias e acharem que poderão adiar a conversa para janeiro?
Deixe o descanso e o discurso de que o mundo corporativo para no final do ano para aqueles que podem esperar. Você não pode!
Por Regina Dorriguello – https://goo.gl/stkviB
Fonte http://www.mundorh.com.br/dezembro-chegou-e-minha-transicao/

Nenhum comentário:

Postar um comentário