Em boa parte das transportadoras, quando se adquire um pacote de módulos específicos para gerenciamento fiscal, de frotas e entregas (TMS), é necessário integrá-lo ao sistema ERP (Enterprise Resource Planning) já utilizado pela empresa. No entanto, se ela não possui essa solução, é necessário adquiri-la ou também optar por uma versão mais simples e econômica, que com o tempo pode não atender a demanda.
Diante dessa necessidade, a solução que surge no mercado é o ERP da logística, que abrange tanto os módulos de um ERP tradicional quanto os de um TMS, sendo assim uma especialista em logística e transportadoras. O principal benefício é não adquirir produtos de diversas empresas e economizar tempo e dinheiro em integrações entre sistemas.
Para entender porque essa nova solução é benéfica aos transportadores, listaremos as principais informações sobre ela.
Primeiramente, o que é ERP?
Um Sistema de Gestão Empresarial (tradução livre), ou simplesmente ERP, gerencia toda a operação da empresa, incluindo área administrativa, fiscal e operacional. Ele integra todos os departamentos da empresa, facilitando a comunicação interna e a tomada de decisão, tornando-as menos custosas.
Se houvesse um software específico para cada setor da empresa, a dificuldade de comunicação seria inevitável, dificultando decisões que poderiam agilizar o processo. Por exemplo, o setor financeiro não receberia do setor de Recursos Humanos o valor para pagamento de funcionários, etc. Ou, ainda, o setor de marketing não teria acesso ao quadro de vendas para definir a necessidade de uma campanha.
Com a integração, a empresa possui menos fornecedores de software e diminui custos com licenças, suporte técnico, servidores, treinamento, entre outros.
ERP da Logística
Se apenas o ERP tradicional permite a diminuição de contratos, licenças e fornecedores de softwares, o ERP da Logística alcança a excelência ao se especializar em logística.
As transportadoras, em sua maioria, utilizam sistemas TMS para realizar o gerenciamento fiscal, de frotas e entregas, otimizando os processos. Esse módulo adicional precisa ser integrado ao sistema ERP, gerando mais uma prestação de serviço.
Com o ERP da Logística, esses dois serviços são integrados e personalizados conforme a necessidade da empresa. Até quem não possui um sistema pode adquiri-lo.
Benefícios sistema ERP
- Excelência na comunicação interna entre setores;
- Menos contratos e custos com empresas de softwares;
- Uma única empresa prestadora de serviços, facilitando na resolução de problemas;
- Fácil aderência ao dia a dia da empresa;
- Personalizável conforme necessidade da transportadora;
- União de dois sistemas que fazem a diferença nos negócios (ERP + TMS);
- Preço acessível e sem custos adicionais;
- Atende todas as demandas da empresa.
Fonte http://www.painellogistico.com.br/erp-da-logistica-a-solucao-para-transportadoras/
Excelente conteúdo! Também gosto de ler o conteúdo do Actual Trend.
ResponderExcluir