domingo, 18 de setembro de 2016

Uber lança programa piloto de serviço de carro sem motorista nos EUA

Empresa planeja substituir boa parte de seus 1,5 milhão de motoristas por veículos autônomos

A empresa de transporte urbano por aplicativo Uber lança nesta quarta-feira na cidade norte-americana de Pittsburgh um programa piloto com carros sem motorista, na primeira vez que um serviço do tipo é oferecido ao público dos Estados Unidos.
A companhia de tecnologia, avaliada em 68 bilhões de dólares, planeja substituir muitos de seus 1,5 milhão de motoristas por veículos autônomos.
Mas não é que robôs vão assumir a direção em Pittsburgh agora. A frota autônoma da Uber na cidade é formada por quatro carros, sendo que duas pessoas ficarão nos bancos da frente dos veículos para assumirem o controle quando necessário.
A companhia está competindo em um campo já bastante disputado. Do Google à Baidu, Tesla e General Motors, companhias de tecnologia e montadoras de veículos estão correndo para desenvolverem planos de negócios para o segmento que, acredita-se, vai transformar a mobilidade pessoal ao redor do mundo.
"Vamos ver um mundo muito mais seguro e muito mais eficiente onde usaremos menos energia para movimentar as pessoas", disse Andrew Moore, reitor da Escola de Ciência da Computação da Universidade Carnegie Mellon.
Porém, ele afirmou que é preciso mais uma década de pesquisa e desenvolvimento para que um número significativo de veículos autônomos ingressem nas ruas das cidades.
Apesar da direção autônoma em estradas ser relativamente simples de se desenvolver-- pesquisadores da Carnegie Mellon criaram uma minivan em 1995 que cruzou o país em modo autônomo em 98 por cento do tempo--, mas nas ruas das cidades, com pedestres, trânsito, buracos e obras, a questão é diferente.
"Desde meados dos anos de 1990 praticamente a maior parte desse campo tem se concentrado neste último passo", disse Aaron Steinfeld, pesquisador do Instituto de Robótica da Carnegie Mellon.
Fonte http://www.administradores.com.br/noticias/tecnologia/uber-lanca-programa-piloto-de-servico-de-carro-sem-motorista-nos-eua/113728/

Nenhum comentário:

Postar um comentário