sexta-feira, 2 de setembro de 2016

Dicas de investimentos para recém-formados

O recém-formado já tem um salário mais alto que um universitário e, ao mesmo tempo, consegue poupar mais e manter uma reserva maior para investimentos

A formação superior é uma grande conquista que certamente implica mudanças tanto na rotina quanto nas perspectivas de crescimento profissional e, é claro, financeiro.
Nesse momento, o foco principal geralmente é voltado para a carreira e, possivelmente, para a avaliação de uma pós-graduação. De qualquer forma, sua vida começa a mudar.
Mas um item é extremamente importante e, muitas vezes, pode passar despercebido: o fluxo de caixa, ou seja, gastos e ganhos. Geralmente, essa é a hora de começar a pensar em morar sozinho, o que resulta em custos maiores e requer um controle mais efetivo.
Seja como for, é a hora certa de começar seus investimentos para planejar o futuro próximo e, por que não, a aposentadoria.

Decisões

O recém-formado já tem um salário mais alto que um universitário e, ao mesmo tempo, consegue poupar mais e manter uma reserva maior para investimentos.
Pela sua idade, ainda pode ter um perfil de investidor mais agressivo, mesmo que em alguns casos a insegurança faça com que seja mais conservador.
É o momento ideal para estudar o mercado, acompanhar, se familiarizar e ampliar seus horizontes de investimentos. No futuro, esse aprendizado fará toda a diferença!
Agora, pode começar a diversificar a sua carteira, escolhendo ativos com diferentes características, o que reduz o seu risco e aumenta sua rentabilidade.

Curva de conhecimento dos investimentos

A curva acima é muito conhecida no mundo dos negócios. Cria uma relação entre a quantidade de recursos disponíveis (eixo Y) e o nível de conhecimento das pessoas (eixo x). O ideal seria que todos se encaixassem ao longo da curva, porém existem os casos extremos (A e B).
A – é uma pessoa que tem muitos recursos disponíveis, mas não tem o conhecimento ideal para investir.
B – a pessoa tem todo o conhecimento sobre o assunto, mas não tem os recursos disponíveis para atuar no mercado da forma adequada.
Já o recém-formado, com a busca pelo conhecimento e a vontade de investir, consegue alcançar o equilíbrio perfeito para fazer o melhor investimento possível.
É importante que esse investidor, ao começar sua diversificação, mantenha 10% de seus investimentos em ativos mais arriscados, como ações ou fundos de ações. Assim, vai aprender mais sobre o mercado e suas oscilações.
Deve fazer também uma reserva para emergências, é o momento de começar essa constituição. Esse investimento deve ser de seis vezes os seus gastos mensais, para que, se necessário, ele tenha tranquilidade por um período de seis meses.
Dicas:
Para a constituição dessa reserva, o ideal é aplicar em um fundo como o Órama Simples DI Tesouro, que tem liquidez diária, e o gestor especialista escolhe a compra dos melhores títulos do tesouro. É um ativo com baixo risco e boa rentabilidade. Além disso, a aplicação mínima é de R$ 1 mil e os demais aportes podem ser de qualquer valor, sem mínimo.
Para um investimento mais arriscado mas com ótimo retorno, a indicação é o Órama Ações, um fundo de ações que investe nas melhores oportunidades do mercado com aplicação mínima também de R$ 1 mil.
Você pode ainda simular os melhores investimentos para o seu objetivo, idade e valor a ser investido.
Bons Investimentos!
Fonte http://www.administradores.com.br/noticias/economia-e-financas/dicas-de-investimentos-para-recem-formados/113354/

Nenhum comentário:

Postar um comentário