domingo, 29 de maio de 2016

As 5 características de uma pessoa rasa

Entenda se você faz parte desse grupo propenso à procrastinação e resultados medíocres. Saiba como sair da superfície e ir mais fundo no seu potencial


A "vida moderna" tem multiplicado uma categoria de pessoas no mínimo preocupantes. Não é regra, mas os índices de pessoas rasas são alarmantes.
Você se enquadra ou conhece alguém com essas características?
1. O sabe tudo: indivíduos que repetidas vezes afirmam "eu sei o que estou fazendo" e rejeitam opiniões externas porque pressupõe que o outro "não entende" seu problema ou necessidade. Geralmente ostentam postura prepotente ou pedante, mesmo que sem perceber.
2. O mal compreendido: quando argumenta seu ponto de vista (e ele geralmente tem uma opinião bem formada sobre tudo), tem a nítida sensação de não ter sua opinião valorizada. Frequentemente se decepciona com a falta de capacidade do mundo em reconhecer seus talentos, autenticidade e valores.
3. O espertalhão: mestre em "dar um jeitinho", doutor da Lei de Gérson. Dribla prazos e procedimentos como ninguém e acha o máximo por se sair bem. Sequer percebe que as pessoas, na maioria das vezes, estão fazendo "vista grossa" para suas malandragens.
4. O desvalorizado: geralmente se enquadra nas classificações anteriores. Um dia percebe que as demais pessoas do seu meio de convívio estão crescendo pessoal e profissionalmente e atribui esse fato à "sorte" dos demais ou ao seu azar. Costuma justificar os diversos motivos da ascensão alheia (por ter QI, ser puxa saco do chefe, etc).
5. O justiceiro: adotam sistemas de medo e culpa como padrão de justificativas para mascarar a própria superficialidade e baixo comprometimento. São ótimos em dar justificativas. Aliás, se gastassem toda essa energia que utilizam para embasar as desculpas por sua inércia ou "injustiças da vida", certamente seria um profissional de destaque no que faz.
Pessoas rasas geralmente tem o conhecimento pulverizado. Entendem muito de quase tudo. Ao menos pensam que entendem, porém, dificilmente formam uma imagem de valor. Não tem posicionamento profissional bem definido. Dão mais valor ao "status" ou aparência do que necessário. Consomem bens materiais por necessidade de aceitação, não como recompensa pessoal. Fatalmente somatizarão sua baixa autoaceitação através de quadros de ansiedade, depressão ou demais distúrbios psíquicos.
Na profissão, tendem a exercer funções operacionais de baixa relevância, ou, quando promovidos por suas qualidades, dificilmente inspirarão outros profissionais. É bem provável que sejam chefes e não líderes. Ao menos até que se permitam ir mais fundo, sair da superfície da própria consciência, admitir novos pontos de vista, aprofundar-se em áreas de conhecimento e cercar-se de pessoas com competências e conhecimentos complementares aos seus.
As profundezas do nosso potencial reservam grandes realizações. Mergulhe no seu.
Fonte http://www.administradores.com.br/mobile/artigos/cotidiano/as-5-caracteristicas-de-uma-pessoa-rasa/82052/

Nenhum comentário:

Postar um comentário