Ao longo de minha carreira de consultora de marketing me deparei com clientes com uma grande visão de investimento em marketing e percebi que eles sempre foram os que mais cresceram, mais inovaram seus produtos e marca, o marketing ele posiciona a marca da empresa, ele capta seu potencial cliente e fideliza o posicionamento no mercado. Porém muitos empreendedores enxergam o marketing como um custo em seu orçamento o que não é verdade, você verá o retorno sobre esse investimento.
Existe algumas formas de mensurar esse retorno, é necessário que você empreendedor tenha bem definido qual é o seu objetivo com a campanha, se você deseja vender determinado produto para atrair clientes para sua loja ou se você deseja posicionar a sua marca para se tornar referência no seu segmento.
Quando o empreendedor tem bem claro qual é o seu objetivo ele consegue mensurar melhor os resultados, mas vale lembrar que não basta só uma boa campanha para atingir os objetivos, o marketing é composto de um conjunto que necessita de: Preço, Atendimento, Localização, Diferenciais, Inovação, pois a campanha pode até levar o cliente até você, mas se ele não encontrar um bom atendimento e um bom produto seu objetivo não será alcançado.
Veja algumas dicas para divulgar sua empresa:
Revistas Regionais – Muito populares em nossa região possui leitores fieis sempre em busca de oportunidades, muitos colecionam as revista, o que facilita ele contratar seus serviços depois de meses que o seu anúncio foi publicado, ele saberá onde te encontrar quando surgir à necessidade.
Site – Ferramenta que apresenta o posicionamento da empresa e da marca na internet, nela o cliente terá mais detalhes de seus produtos e serviços.
Redes Sociais – Canal aberto de comunicação, o cliente fala direto com você além de poder compartilhar promoções e informações dasua empresa com sua rede de contatos.
Inúmeras são as formas de conquistar novos clientes e ser referência no mercado, basta escolher a que mais se adequa aos seus objetivos, em média uma pequena empresa precisa investir em torno de 3% à 5% do seu faturamento em marketing, reveja seu planejamento e verifique, quanto você investe hoje no marketing da sua empresa?
Priscila G Guskuma
Consultora de Marketing / Coaching
11 4652-2798
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