domingo, 29 de novembro de 2015

Três pequenas palavras

confianca-no-funcionario
Quais são as três palavras mais importantes para qualquer relação entre um gestor e um funcionário?
Não, não é “eu te amo”. Nestes tempos isso seria inadequado, embora nem todos concordem com essa opinião. Amar seu trabalho – sim. Amar os seus gerentes ou funcionários? Credo!
Não, as três pequenas palavras mais importantes são: “Confio em você”.
A confiança é a fundação na qual uma relação positiva entre gerente e funcionário é construída. A ausência de confiança leva a microgerenciamento, medo, aversão ao risco, traição, rumores destrutivos, falta de inovação, erros e falta de engajamento.
Como enxergamos a confiança? Está tudo nos olhos de quem vê, mas aqui está uma lista inicial da perspectiva tanto do gestor quanto do funcionário:

Quando um funcionário diz: “tenho confiança em você” para seu gestor, significa:

  1. Quando eu compartilhar boas notícias e realizações com você, você vai deixar que seu chefe e os outros saibam.
  2. Você não vai reivindicar o crédito das minhas realizações.
  3. Quando eu admitir uma fraqueza, você vai trabalhar comigo para me melhorar, não a usar contra mim na minha avaliação de desempenho.
  4. Eu posso ir até você quando eu cometer um erro. Você vai tratar a situação como uma oportunidade de aprendizado, mas também me responsabilizar, quando necessário.
  5. Você vai me olhar nos olhos e me dar um feedback honesto, direto e justo quando eu precisar dele. Você não vai amenizar. Eu vou saber que posso contar seu feedback e não serei pego de surpresa durante a minha avaliação de desempenho.
  6. Você não vai ignorar problemas de desempenho – o meu, assim como do resto dos meus colegas de trabalho. Se eu vejo um colega de trabalho fazendo corpo mole, eu vou assumir que você está lidando com isso. Se eu tiver que levar o problema até você, eu sei que você vai verificá-lo e lidar com ele de forma justa.
  7. Você não vai “atirar no mensageiro”, se eu reportar um problema a você.
  8. Você vai fazer o que você diz que vai fazer. Eu não terei que lembrá-lo mais de uma vez.
  9. Você vai zelar por meus interesses. Sim, eu sei que você tem um negócio para gerenciar e precisa tomar decisões difíceis, mas você vai fazer o que puder para garantir que eu seja tratado de forma justa e com respeito.
  10. Você vai dizer a verdade e não ocultar informações críticas.
  11. Eu posso discutir as minhas aspirações da carreira com você e você não vai usá-las contra mim.

Quando um gestor diz: “tenho confiança em você” para seus funcionários, isso significa:

  1. Quando eu lhe pedir para fazer alguma coisa, eu sei que você vai fazer. Eu não terei que acompanhar, inspecionar, pedir novamente etc.
  2. Você vai me dizer quando você acha que eu estou errado ou prestes a cometer um erro estúpido.
  3. Você não vai me queimar na frente do meu chefe, ou pelas minhas costas.
  4. Se você tem um problema comigo, você vai falar comigo primeiro para discutir o assunto.
  5. Quando eu lhe pedir para fazer alguma coisa e você disser que não pode, eu vou saber que você tem boas razões.
  6. Quando discutimos suas aspirações de carreira, você vai ser aberto e honesto comigo para que eu possa apoiá-lo. Eu não quero ser pego de surpresa quando você me der o seu aviso prévio.
  7. Você não vai encobrir erros. Se você cometer erros, você vai admitir isso, se responsabilizar e se concentrar em resolver o problema.
  8. Você vai me dar um toque sobre quaisquer questões ou problemas urgentes de modo que eu esteja devidamente informado e não seja pego de surpresa quando ouvir sobre isso dos outros.
  9. Se a sua carga de trabalho diminuir, você vai me deixar saber, ou oferecer-se para ajudar os seus companheiros de equipe com a deles.
  10. Quando eu lhe pergunto quanto tempo vai demorar algo, você vai me dar uma estimativa realista e honesta. Sem enrolação.
  11. Quando você me cumprimentar, eu sei que é sincero. Sem puxação de saco.
O que você adicionaria à lista? O que “confio em você” significa para você?
Autor: Dan McCarthy
Fonte http://recursosehumanos.com.br/artigo/confianca-no-funcionario/?utm_source=Recursos+e+Humanos&utm_campaign=f426921267-Recursos_E_Humanos_03_11_2015&utm_medium=email&utm_term=0_e132d4f234-f426921267-107145465

Nenhum comentário:

Postar um comentário