Para a leader coach Cintia Souza, a boa gestão de uma empresa e o conhecimento pleno do seu negócio são excelentes ferramentas para driblar a crise econômica
Inflação acelerada, mercado retraído e sensação de insegurança. Essas são características da economia atual do país, o que não é novidade para a maioria. Mas o que pouca gente sabe é que, mesmo vivenciando momentos difíceis, existem empresas que estão conseguindo crescer e até dobrar seu faturamento. Crise para muita gente é momento de oportunidade.
Para a leader coach Cintia Souza, a boa gestão de uma empresa e o conhecimento pleno do seu negócio são excelentes ferramentas para driblar a crise econômica. Porém, existem algumas atitudes que você pode tomar para contribuir com a criação de um ambiente de confiança interno e ajudar seus colaborares a traçarem um caminho contrário a crise. “Em tempos de crise, muitos empresários perdem a confiança e temem arriscar novos investimentos, mas o ideal é fazer justamente o oposto, já que é possível investir recursos em outras iniciativas”, afirma a leader coach.
Confira os cinco passos para criar:
Para a leader coach Cintia Souza, a boa gestão de uma empresa e o conhecimento pleno do seu negócio são excelentes ferramentas para driblar a crise econômica. Porém, existem algumas atitudes que você pode tomar para contribuir com a criação de um ambiente de confiança interno e ajudar seus colaborares a traçarem um caminho contrário a crise. “Em tempos de crise, muitos empresários perdem a confiança e temem arriscar novos investimentos, mas o ideal é fazer justamente o oposto, já que é possível investir recursos em outras iniciativas”, afirma a leader coach.
Confira os cinco passos para criar:
1. Planeje e Siga – Estabeleça metas e determine indicadores realistas e coerentes com o cenário atual, mesmo com as possíveis adversidades, busque criar alguns desafios para estimular a sua equipe. Além disso, com um planejamento bem feito, é possível compreender melhor o mercado, identificar oportunidades e, claro, resolver com mais eficiência os problemas do dia a dia.
2. Reveja seus investimentos – Conheça o seu próprio mercado. Defina novos investimentos e reflita se é mais importante seguir em um processo de expansão ou assegurar a manutenção da sua estrutura empresarial. Em caso de dúvida, priorize sempre a segunda opção.
2. Reveja seus investimentos – Conheça o seu próprio mercado. Defina novos investimentos e reflita se é mais importante seguir em um processo de expansão ou assegurar a manutenção da sua estrutura empresarial. Em caso de dúvida, priorize sempre a segunda opção.
3. Crie e Inove – Inove e crie diferenciais. Estimule os seus colaboradores a pensarem em novos mecanismos para a corporação, seja na execução dos processos internos ou até mesmo no posicionamento de mercado. A boa gestão do seu negócio sempre passará pela forma como lida com os seus funcionários. Sendo assim, procure desafiá-los a enfrentar o atual cenário, mas também reconheça as boas iniciativas. Promova brainstorms, premie os inovadores e estimule novos pensamentos. Em períodos de crise, irão sobressair aqueles que souberem buscar as melhores e mais inovadoras alternativas.
4. Informe-se –Reúna o maior número de informações possíveis sobre seu mercado de atuação, pois são elas que indicarão se um negócio é viável, se é possível economizar em um processo ou como a empresa se portará no mercado. Crie um mecanismo que favoreça a análise de dados e integre todas as informações geradas pela companhia. Atualmente é possível contar com inúmeros recursos que favorecem a boa gestão do seu negócio. Entre elas estão os softwares de ERP (Enterprise Resource Planning), que criam uma plataforma que integram os dados gerados por um empreendimento de maneira organizada. Isso favorece as análises de informações e, consequentemente, permite que as decisões sejam tomadas de maneira mais eficiente e transforme a tecnologia em uma aliada para driblar a crise econômica.
5. Previna-se – Em tempos de crise, muitas empresas optam por medidas de corte de funcionários, por redução da produção ou pela diminuição de investimentos. No entanto, antes de tomar esse tipo de decisão, é importante conhecer a realidade da sua empresa e analisar, com bastante cuidado, cada ação que resolver implantar. Fique atento aos seus dados financeiros, pois eles irão indicar a saúde do seu negócio e quais áreas que precisam de ajustes (estoque, produção, pessoal, etc.). Contudo, outras medidas podem ser tomadas preventivamente: evite contratações desnecessárias, evite que os funcionários realizem horas extras em excesso e reduza a jornada de trabalho. Este é um momento onde toda ideia é bem-vinda. Um brainstorm com a sua equipe e ações motivacionais, mostram que a empresa está disposta a ouvir a própria equipe.
5. Previna-se – Em tempos de crise, muitas empresas optam por medidas de corte de funcionários, por redução da produção ou pela diminuição de investimentos. No entanto, antes de tomar esse tipo de decisão, é importante conhecer a realidade da sua empresa e analisar, com bastante cuidado, cada ação que resolver implantar. Fique atento aos seus dados financeiros, pois eles irão indicar a saúde do seu negócio e quais áreas que precisam de ajustes (estoque, produção, pessoal, etc.). Contudo, outras medidas podem ser tomadas preventivamente: evite contratações desnecessárias, evite que os funcionários realizem horas extras em excesso e reduza a jornada de trabalho. Este é um momento onde toda ideia é bem-vinda. Um brainstorm com a sua equipe e ações motivacionais, mostram que a empresa está disposta a ouvir a própria equipe.
Fonte http://www.administradores.com.br/noticias/negocios/5-passos-para-criar-em-tempos-de-crise/106538/
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