Apesar de um maior enfoque global no tema, muitas organizações ainda lutam com o engajamento dos funcionários. A Deloitte University Press publicou recentemente o seu relatório de 2015 das Tendências Globais do Capital Humano, que constatou que “87 por cento das organizações citam a cultura e o engajamento como um dos seus principais desafios”.
Este é um desafio que vale a pena resolver, e não apenas porque a construção de uma cultura empresarial envolvente é “a coisa certa a fazer”. Há enormes custos associados ao baixo engajamento dos funcionários. Alguns desses custos são claros como o dia, mas um número surpreendente destes custos não é imediatamente óbvio.
Aqui estão apenas três dos muitos custos inesperados do baixo engajamento dos funcionários que podem estar sendo somados sem que ninguém perceba:
Clientes desengajados
Um engajamento ruim é contagioso, e não apenas se espalha de colega para colega. Funcionários naturalmente exalam o seu nível de compromisso emocional com uma organização e seus objetivos. É quase impossível fingir. Quando os clientes interagem com um funcionário desengajado, eles não estão experimentando o melhor que uma organização tem para oferecer. Em alguns casos, eles estão enfrentando a pior.
Pense na última vez que você interagiu com um funcionário visivelmente desengajado: a interação inspirou uma conexão emocional com sua organização?
Agora pense na última vez que você interagiu com um funcionário genuinamente engajado. Na maioria dos casos, a diferença em sua experiência enquanto cliente é enorme.
Incidentes de segurança
Os efeitos do baixo engajamento também não se limitam a empresas com funcionários voltados para o cliente. Uma pesquisa recente da SHRM mostra que o engajamento dos funcionários tem um efeito considerável sobre os incidentes de segurança também.
Além dos custos potenciais de indenização e danos à propriedade relacionados aos incidentes de segurança, os custos para uma organização disparam se alguém for ferido.
A perda de produtividade é agravada pela carga de trabalho e estresse adicional carregados pelo resto da equipe. Você não está apenas perdendo a produtividade de um funcionário durante uma ausência não planejada; você está perdendo a produtividade de vários.
Absentismo
Há uma diferença notável entre tirar umas férias planejadas, e ausências não previstas.
Férias planejadas remuneradas são importantes tanto para os empregadores quanto para os funcionários. Os funcionários obtêm o tempo de que necessitam para participar de atividades gratificantes, ou passar algum tempo de qualidade com amigos e familiares. Empregadores recebem um funcionário bem descansado, pronto para assumir suas tarefas com renovado vigor e entusiasmo. Como esta parada foi planejada com antecedência, os desafios organizacionais colocados pela ausência do funcionário são muito menores. É uma troca bem-vinda.
Ausências não previstas são consideravelmente mais caras. Um relatório recente da SHRM descobriu que “ausências não planejadas levam a uma maior perda de produtividade percebida em relação a ausências planejadas e estendidas.” Estes custos incluem, mas não estão limitados a, danos morais, aumento da carga de trabalho, custos adicionais de treinamento e diminuição da qualidade do trabalho.
Seja a ausência não planejada causada por um incidente de segurança, ou uma escolha deliberada de evitar o ambiente de trabalho, é menos provável que ocorra com funcionários altamente engajados.
A cura
Você pode reduzir e até mesmo eliminar muitos destes custos com uma estratégia eficaz de engajamento de funcionários, e essa estratégia é em grande parte dependente de uma liderança forte.
Como o relatório da Deloitte explica, “O engajamento começa no topo.”
Para obter qualquer mudança significativa no envolvimento dos funcionários, é preciso uma equipe de liderança disposta a implementar um programa de engajamento, medir seus efeitos, e agir com base nesse aprendizado.
Como você está trabalhando para construir e apoiar o engajamento na sua organização?
Autor: George Dickson, especializado em conteúdo e sucesso do cliente na Bonusly.
Fonte http://recursosehumanos.com.br/artigo/engajamento-funcionarios/?utm_source=Recursos+e+Humanos&utm_campaign=2ac981f23e-Recursos_E_Humanos_27_10_2015&utm_medium=email&utm_term=0_e132d4f234-2ac981f23e-107145465
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