domingo, 25 de outubro de 2015

Como fazer o recrutador ‘virar a cadeira’ para você

Começou em 14.10 na rede Globo a quarta temporada do The Voice Brasil, no programa o talento é o protagonista, já que a escolha dos participantes depende apenas do impacto causado pela voz. Em um processo seletivo, a escolha também começa às cegas, apenas com as características técnicas (currículo), a partir daí o profissional de RH seleciona os mais aderentes à vaga, os pré-entrevista por telefone e, finalmente, pessoalmente.
No programa, a única dica que os candidatos têm é uma leve ideia do perfil de cada técnico, que não foge muito dos profissionais encontrados nas empresas de modo geral:
Michel Teló, por exemplo, poderia ser comparado ao recrutador tradicional, mais conservador e embora esteja no início de sua participação já dá indícios de seu comportamento mais clássico.
Lulu Santos é bem criterioso e tem um aspecto claro ‘desenvolvedor’, pois mesmo quando o candidato não é aprovado, ele procura motivá-lo e apontar pontos de melhoria para uma próxima oportunidade.
Já Cláudia Leite é total coração. O fato de ser mulher certamente influencia na sua decisão, já que muitas vezes ela acaba deixando o lado emocional fluir mais.
Por último, Carlinhos Brown, que procura perfis bem específicos. Ele não se importa em incluir estilos completamente diferentes, nem em propor desafios. Ele busca o “plus” que realmente será visto com destaque mais para frente.
No entanto, nem sempre é possível ter informações antecipadas do recrutador, mas você pode, por exemplo, se preparar conhecendo mais sobre a empresa que vai trabalhar.

Conheça outras dicas que vão ajudar o recrutador a ‘virar a cadeira’ para você:

  • Impressione desde o primeiro contato, por isso, tenha um currículo que ‘venda bem’ suas qualificações e que exponha de maneira objetiva os pontos fortes de sua carreira.
  • Demonstre que deseja encarar novos desafios que proporcionem o crescimento profissional e novos conhecimentos.
  • Mostre que sempre busca o aprimoramento em relação às demandas e inovações da área de interesse. Profissionais que buscam atualização promovem melhorias e são bem vistos pelos recrutadores.
  • Ao discorrer sobre as experiências profissionais, fale sobre as promoções obtidas ao longo da carreira e enfatize as atividades que se relacionam aos requisitos solicitados pela vaga.
  • Indique o que você será capaz de fazer pela nova empresa, forneça exemplos de participações em grandes projetos e resultados que conquistou em experiências anteriores, denotando assim, seu potencial para trazer bons resultados.
  • Durante a entrevista, sempre que possível, complemente a resposta com algum exemplo, bem-sucedido, vivenciado em sua carreira que comprove sua colocação. Tal iniciativa concede credibilidade às argumentações.
  • Demonstre que possui objetivos em relação à carreira, que estabeleceu metas e que tem uma boa definição do caminho que pretende seguir para alcançá-las.
  • Durante a entrevista, demonstre toda a sua energia e disposição para trabalhar e transmita entusiasmo.
  • Revele o melhor de si, de maneira transparente e honesta, usando sempre o bom senso e mantendo a autoconfiança.

Fonte http://www.catho.com.br/carreira-sucesso/carreira-sucesso/noticias/como-fazer-o-recrutador-%E2%80%98virar-a-cadeira%E2%80%99-para-voce?sc_source=b2c:newsletter&sc_medium=2015-10-16ces&sc_campaign=ces&sc_content=carreira_sucesso_materia2&utm_source=b2c:newsletter&utm_medium=2015-10-16ces&utm_campaign=525&utm_content=carreira_sucesso_materia2

Nenhum comentário:

Postar um comentário