sábado, 27 de junho de 2015

Crise? Não. Na verdade, uma grande oportunidade para os profissionais da área de logística!

Crise. Possivelmente essa seja a palavra mais presente em nosso dia a dia neste ano de 2015. Não faltam más notícias. A cada dia somos surpreendidos com novos acontecimentos e com novos desdobramentos, decorrentes de fatos anteriores.

Parece que chegamos ao fundo do poço. Outros dizem que ainda não, que o pior está por vir.  E tem gente que acredita que quando chegarmos lá, precisaremos “cavar” um pouco mais.

Nesse cenário de estagnação econômica e de letargia diante de tantos escândalos, o país parece engatinhar. A área de Vendas já não festeja tanto e apenas esbraveja diante das condições adversas. A área produtiva permanece em uma espera silenciosa e interminável, como quem aguarda, há horas, ser atendido por seu médico em um consultório repleto de pacientes. O financeiro faz contas, simula cenários, sugere ajustes. E a logística?

Essa é a hora da logística! É o momento ideal para debatermos mudanças internas e externas, de reavaliarmos o modus operandi. Em baixa, existe espaço (e tempo) para rever procedimentos operacionais e administrativos, redefinir critérios, reavaliar as “regras do jogo”, discutir conceitos e avaliar novas perspectivas.

Reúnam-se em equipe. Tragam para perto de si as “mehores cabeças”.Criem um ambiente propício para novas ideias. Dê abertura para que todos participem. Desperte nas pessoas a criatividade adormecida. Faça com que pensem e atuem como acionistas.

Por que não, colocar em prática aqueles “velhos” planos de ação, que embora esquecidos devido à desgastante rotina diária, poderão ter a sua eficácia comprovada?

Por que não aproveitar também o momento para capacitar seus colaboradores, que há alguns meses atrás mal tinham tempo para respirar? E melhor ainda, usufruir dessa “parada” para desenvolver uma relação mais transparente, verdadeira e saudável em equipe?

Profissional de logística, não fique parado. Não se contamine pela crise moral e econômica que vivenciamos. Não adote uma postura passiva diante de tantas oportunidades. Aja! Coloque em prática uma das maiores virtudes daqueles que atuam em logística: a criatividade! Crie. Empreenda mudanças! Aproveite e faça desta crise um momento realmente transformador!

Profissional de Logística, quem sabe esta não e a oportunidade que você esperava para encantar e fidelizar seus Clientes?

É você quem escolhe. Ao invés de optar por reclamar e engrossar as fileiras dos rabugentos e pessimistas, você pode fazer do pequeno exército empreendedor, que vai promover mudanças importantes no seu departamento.

Já dizia um velhor ditado: “enquanto a caravana passa, os cães ladram!”. Você pode ser o maestro dessa caravana, ou se comportar como o cachorro que não para de latir. A escolha é sua. Só sua!


Sucesso! Bom trabalho! Trabalho não falta, ao contrário do que muita gente imagina.

Colaboração da aluna Débora Pereira

Nenhum comentário:

Postar um comentário