domingo, 24 de maio de 2015

Inscrições do Enem começam às 10h do dia 25 de maio

Inscrições custam R$ 63 e poderão ser feitas pela internet a partir de segunda-feira (25), por meio do site do Inep

O Ministério da Educação publicou nesta segunda-feira (18) no "Diário Oficial da União" o edital com as regras da edição de 2015 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
As inscrições vão ocorrer entre as 10h de 25 de maio e as 23h59 de 5 de junho. Para quem não conseguir isenção, a inscrição só será concretizada após o pagamento da taxa de R$ 63 até as 21h59 do dia 10 de junho.
As provas serão realizadas nos dias 24 e 25 de outubro. 
O primeiro dia de prova será voltado para as ciências humanas e da natureza, enquanto, o segundo, a linguagens, códigos e suas tecnologias, redação e matemática. Os portões se abrem em ambas as datas às 12h e se fecham às 13h.
Veja também:
As provas estão marcadas para terem início às 13h30. No total, os alunos terão prazo máximo de 4h30 para encerrar os testes no primeiro dia e de 5h30 no segundo. 
A nota do exame pode ser usada para participar de programas como o Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que disponibiliza vagas no ensino superior público; o Programa Universidade para Todos (ProUni), que oferece bolsas em instituições privadas; e o Sistema de Seleção Unificada do Ensino Técnico e Profissional (Sisutec), que garante vagas gratuitas em cursos técnicos.
O Enem também é pré-requisito para firmar contratos pelo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), obter bolsas de intercâmbio pelo Programa Ciência sem Fronteiras e certificação do ensino médio.
Estudante isento da taxa de inscrição
O estudante isento de taxa do Enem que faltar ao exame terá de pagar para fazer a prova numa próxima vez. A nova regra entrou em vigor nessa sexta-feira (15).
O objetivo da pasta é reduzir o número de abstenções na prova, de 29%. Na edição de 2014, a maioria dos estudantes que faltaram - 1,6 milhão de um total de 2,5 milhões - tinham direito à isenção da taxa, de acordo com o governo federal.

O ministro da Educação, Renato Janine (esquerda) e o presidente do Inep, Chico Soares, anunciam regras para o Enem 2015
Isabelle Araújo/MEC - 14.5.15
O ministro da Educação, Renato Janine (esquerda) e o presidente do Inep, Chico Soares, anunciam regras para o Enem 2015
Isabelle Araújo/MEC - 14.5.15
O ministro da Educação, Renato Janine (esquerda) e o presidente do Inep, Chico Soares, anunciam regras para o                                        





Tudo sobre o Enem 2015 
O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é a principal porta de entrada para universidades particulares e públicas. Em 2014, 8,7 milhões de estudantes se inscreveram no exame. Para entender quais os usos do exame e se preparar para a prova, o iGconvidou Alessandra Venturi, coordenadora pedagógica do cursinho da Poli, para tirar as principais dúvidas sobre o Enem.
Alessandra explica que o Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), responsável pelo exame, ainda não divulgou o edital com informações como o prazo de inscrições, o preço e data das provas, mas o calendário deve ser publicado em breve. A professora explica ainda para que serve o exame e quem deve fazê-lo. 
Mais sobre o Enem acesse o endereço http://ultimosegundo.ig.com.br/educacao/2015-05-18/inscricoes-do-enem-comecam-as-10h-do-dia-25-de-maio.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário