quarta-feira, 22 de abril de 2015

Internet deve ser usada com cautela por candidatos e profissionais

Edição do dia 20/04/2015
20/04/2015 11h47 - Atualizado em 20/04/2015 15h33

Internet deve ser usada com cautela por candidatos e profissionais

Uma das fases de contratação é a consulta às redes sociais do candidato.
Quem está empregado deve evitar cometer gafes na web.

A Sala de Emprego desta segunda-feira (20) fala sobre os prós e contras do uso da internet no mercado de trabalho. As dicas valem tanto para quem procura um emprego ou para quem já está empregado, para evitar gafes nas redes sociais.

O Hospital das Clínicas de São Paulo, um dos maiores hospitais públicos da América do Sul, escolhe seus candidatos pela internet. Hoje o hospital não pensa em voltar atrás na forma como escolhe os candidatos. Isso porque os recursos humanos (RH) perdem menos tempo na seleção e o que sobra o hospital investe em treinamentos.

“Facilitou muito porque em outras épocas nós recrutávamos diretamente e era muito difícil de selecionar os currículos enfim atualmente o numero de inscritos é muito grande e a seleção é muito melhor”, explica a coordenadora de educação permanente Amaparito Castro.

O enfermeiro Nilton Ferreira do Carmo acaba de ser contratado no Hospital das Clínicas de São Paulo. O enfermeiro encontrou a vaga em um site de empregos.
“É o meio mais fácil. Tem o passo a passo e fica mais fácil pra você submeter o currículo e fica assim mais disponível para a empresa”, conta o enfermeiro.
Mais de 16 milhões de pessoas navegaram em sites de carreiras e busca de emprego no mês passado, um aumento de quase 32% em relação a março de 2014.

Fernanda Diez, gerente de relacionamento do Vagas.com, diz que é preciso se dedicar para buscar emprego pela internet e manter o currículo atualizado.

“Procure entrar no site diariamente porque as melhores oportunidades não têm hora para chegar então os primeiros que entram e se candidatam vão sair na frente, então dedique três a quatro horas do seu dia para buscar emprego e mantenha seu currículo atualizado porque quando o selecionador for buscar os candidatos os melhores vão vir no topo, bem como os mais atualizados”, orienta especialista em marketing do portal Vagas.com, Fernanda Diez.
Fernanda ainda alerta que detalhar a experiência profissional é muito importante.  “Um auxiliar administrativo tem que colocar todas as rotinas que ele executou, se tem facilidade em usar o excel, se tem facilidade com números garantir resultados. O máximo que ele puder detalhar a experiência e o máximo de palavras-chave vai poder ser atrelada à busca depois”.
Portal Mais Emprego, do Ministério do Trabalho e Emprego, permite que o cidadão pesquise e se candidate às vagas existentes no Sistema Nacional de Emprego (Sine) sem precisar sair de casa ou depender de um intermediário.  (Caso tenha problemas para acessar o site, tente novamente mais tarde. Os servidores podem estar sobrecarregados).
Veja algumas dicas para quem procura emprego pela internet:
- Sempre atualize seus dados no currículo;
- Faça textos explicativos;
- Dedique três ou quatro horas do dia para buscar emprego;
- Candidate-se às vagas que mais se adequem ao seu perfil;
- Informe todas as experiências profissionais.
No vídeo ao lado,  a especialista em marketing do portal Vagas.com, Fernanda Diez, dá outras dicas para quem busca emprego pela internet.


 

Regras de etiqueta online
Segundo Renato Mendes, consultor de carreira, uma das fases do processo de contratação é a pesquisa social, que é a consulta às redes sociais do candidato. O fator "pesquisa social" pode ser decisivo na hora de um gestor escolher entre dois candidatos com habilidades muito parecidas. E essa mudança veio para ficar. A pesquisa social veio para substituir o teste psicotécnico.
Para quem está empregado, o cuidado é para não se queimar com comentários desnecessários. Muitas empresas hoje dão treinamento sobre o uso das redes dentro do manual de normas e condutas.
Veja oito dicas simples de etiqueta online:
1. Rede Social não é lugar para resolver problemas
Se estiver com um problema no trabalho, não espalhe nas redes sociais. Quem tem este tipo de atitude demonstra que não tem maturidade para resolver suas questões profissionais.
2. Escolha bem suas palavras
Muitos problemas podem começar na escolha inadequada das palavras em uma mensagem on line. Evite que seus posts tenham um tom indelicado ou irritado.
3. Nunca poste assuntos sigilosos ou estratégicos da empresa
Postar dicas ou indícios de informações estratégicas ou novos projetos que ainda não foram lançados no mercado pode alertar concorrentes e colocar em risco o projeto e até mesmo seu emprego.
4. Aprenda a dosar o uso das redes sociais durante o expediente
Mesmo que as redes sociais sejam permitidas na empresa, o indicado é que nada seja postado durante o expediente. Certas postagens podem passar a impressão de que o funcionário está se divertindo ao invés de trabalhar.
5. Seja discreto
Evite os posts abertos para comentar ou repercutir polêmicas. Opte sempre por uma conversa particular para evitar a exposição de seus problemas ou pontos de vista que podem gerar controvérsias. Isso não significa ter que abrir mão de sua identidade. Emitir opiniões maduras e bem embasadas a respeito de um assunto que diz respeito à empresa pode ser bem interpretado. A chave nestes momentos é ter bom senso.
6. Cuidado com suas fotos
Evite publicar fotos íntimas ou sensuais. Até mesmo as fotos de roupa de banho como biquíni para as mulheres e sem camisa para os homens devem ser evitadas se você tem algum colega de trabalho em sua rede de contatos ou pretende vir a ter. Preserve sua imagem profissional.
7. Não reclame publicamente
Comentários como "Esta semana não acaba" ou "Feriado chega logo" passam a impressão de que você não está satisfeito com seu trabalho e podem ser mal interpretados pelos chefes. Por mais cansativa e estressante que tenha sido sua semana, as redes sociais não são o melhor lugar para desabafar.
8. Antes de publicar revise, revise e revise
Quer compartilhar uma notícia? Cheque se ela é verdadeira e se a fonte é confiável. Distribuir informações falsas ou incorretas na rede social podem passar uma péssima impressão.
Não deixe de verificar se tudo está escrito de forma correta, sem erros de português e, na dúvida, consulte um dicionário. É melhor revisar do que compartilhar algum erro que traga constrangimento futuro.
Redes sociais no trabalho
As redes sociais estão presentes na vida e no trabalho. Mas algumas empresas têm cautela quanto a liberação para os funcionários. Dependendo do ramo de atividade, algumas delas liberam e acham que o uso facilita  a comunicação, como em uma agência de propaganda. Tem funcionário inclusive que fala com colega pelos grupos de trabalho, cada vez mais comuns.
"A gente faz comunicação, a gente trabalha com as pessoas, o que as pessoas conversam, o que elas estão dizendo. Então é uma ferramenta. E a gente tem um núcleo digital também. Então temos alguns funcionários que trabalham diretamente gerindo as redes sociais dos nossos clientes, então é normal, é o cotidiano”, fala o diretor de criação Tom Queiroz.
Mas antes a rotina na agência era diferente. "No primeiro momento a gente proibiu, proibiu rede social, proibiu internet, travava. Só que assim você ganha de um lado, porque o profissional fica mais focado no trabalho, mas aí como ele não tem fonte de referência para pesquisa, você perde no lado criativo. Então não adiantava, não era uma boa solução”, conta o empresário Júnior Brasa.
Empresas com outro ramo de atividade, como um escritório de contabilidade, acham que a liberação deve ser feita com cautela. "No primeiro dia de trabalho já é passado o código de conduta em relação às mídias sociais para todos os empregados, onde eles ficam sabendo de todos seus direitos e deveres neste quesito. Ou seja, eles conhecem a política de trabalho da empresa. É permitido, no horário de almoço, se assim eles quiserem, estar fazendo o acesso”, diz o empresário Cleiton Ferreira Leitão.

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