quinta-feira, 23 de abril de 2015

Como pedir um aumento salarial!

aumento-salarial
Quer ganhar mais do que você ganha atualmente? Lógico não é mesmo?
E se seu objetivo é ganhar mais ficando no seu emprego atual, você precisará pedir um aumento. Mas não faça isso de qualquer jeito.
Planejamento e preparação são fundamentais neste momento.
O grande erro de alguns colaboradores é pedir um aumento sem sequer tomar alguns cuidados básicos, como analisar o contexto da situação e levantar informações no mercado.
Por isso, vamos ver aqui algumas dicas básicas para você que deseja dar uma engordada no orçamento. São duas etapas:

Etapa 1 – Pesquise um aumento apropriado

Seu objetivo neste passo é analisar o contexto, conhecer as práticas de remuneração de seu empregador e a média de pagamento do mercado referente ao seu trabalho.
  • Familiarize-se com as práticas de remuneração da empresa. Se a prática padrão é oferecer aumento salarial uma vez ao ano, após o período de avaliação de desempenho, é improvável que você receba um aumento em qualquer outro momento. Neste caso é melhor se preparar para ter a conversa na hora certa.
  • Pesquise as médias de remuneração do mercado referentes a seu trabalho. Obter informação nunca foi tão fácil. Se você já é pago com um salário acima da média de mercado, pode ser difícil negociar um aumento salarial. (Embora não seja impossível).
  • Leia o manual do colaborador. O manual pode apresentar o processo pelo qual os aumentos salariais são concedidos. Se existir um processo, uma política que gerencie isso, a melhor forma de pedir um aumento de salário será seguir rigorosamente todos os passos descritos.
  • Entre em contato com outros colaboradores, em cargos e indústrias similares, para determinar sua competitividade salarial. Associações profissionais também fazem pesquisas e fornecem oportunidades de se conectar com pessoas em cargos semelhantes. O linked-in é uma ótima forma de descobrir estas coisas.

Etapa 2 – Prepare-se, a reunião em que irá pedir o aumento

Uma vez que você analisou o contexto na etapa acima, você já deve ter uma boa ideia sobre quão competitivo seu salário está. Em seguida, você precisa voltar o olhar para suas contribuições para determinar como irá apresentar a solicitação de aumento a seu chefe.
Em alguns casos, mesmo que  seu salário seja competitivo, talvez haja chance. Pergunte a si mesmo com sinceridade: Por que eu mereço um aumento salarial?

Acredite, você vai precisar de bons dados para sustentar o seu pedido.

  • Faça uma lista das conquistas realizadas na empresa. Determine como as suas realizações impactaram na melhoria dos processos. Redução de gastos, melhoria de produtividade, projetos importantes. Enfim, o que você fez que justifique um aumento?
  • Faça uma lista de quaisquer responsabilidades adicionais que você tenha assumido em seu trabalho. Aumento da responsabilidade, mais colaboradores supervisionados ou projetos especiais, são excelentes motivos para um aumento.
  • Defina uma meta de aumento salarial, que seja uma recompensa às contribuições e responsabilidades adicionais que você tem documentado. Chegue com um valor sugerido, não peça um aumento simplesmente.
  • Estude mais sobre negociação, através de livros, web, e até amigos que tenham negociado com êxito um aumento salarial.
E o principal: Na hora da conversa, seja seguro, amistoso e sereno.
Não entre como um coelho assustado que teme o que virá pela frente, mas também não se encha de arrogância. Nada é pior do que um colaborador que vem pedir aumento em tom de “ameaça”, e o tiro pode sair pela culatra.
No mais, que a sorte esteja a seu lado. Se você fez uma boa pesquisa, analisou o contexto e está ciente de sua contribuição para a melhoria dos resultados, não há motivos para ficar receoso.
Entre, negocie, e quem sabe você não sai da sala com uma boa notícia?
Fonte http://fatordesucesso.com.br/aumento-salarial/?utm_source=Rede+O+Gerente&utm_campaign=663e873ecc-Fator_de_Sucesso_17_04_2015&utm_medium=email&utm_term=0_651183821a-663e873ecc-106172596

Nenhum comentário:

Postar um comentário