terça-feira, 23 de dezembro de 2014

Boeing realiza primeiro voo-teste utilizando “diesel verde”

Biocombustível à base de óleos vegetais, resíduos de óleo de cozinha e de gorduras animais abasteceu parcialmente o avião de testes ecoDemonstrator 787

boeing-voo-dentro
A fabricante de aeronaves Boeing realizou, no dia 2/12, o primeiro voo no mundo utilizando o chamado “diesel verde”, que é um biocombustível feito de óleos vegetais, resíduos de óleo de cozinha e de gorduras animais.
O avião de testes da empresa, o ecoDemonstrator 787, voou com uma mistura de 15% de diesel verde e 85% de combustível à base de petróleo para aviões na turbina esquerda.
A Boeing já havia verificado que existe uma semelhança química desse combustível com o HEFA (ésteres e ácidos graxos hidroprocessados) aprovado como biocombustível para a aviação em 2011.
Com uma capacidade de produção de 800 milhões de galões (três bilhões de litros) nos EUA, na Europa e na Ásia, o diesel verde poderia suprir, rapidamente, até 1% da demanda global para combustível para aeronaves. Com custo no atacado de cerca de US$3 por galão, incluindo incentivos do governo dos EUA, o diesel verde chega próximo ao preço do combustível convencional de aviação.
“O diesel verde oferece uma enorme oportunidade de fazer com que um biocombustível sustentável esteja mais disponível e a preços mais em conta para os nossos clientes”, disse Julie Felgar, diretora executiva de Estratégia e Integração Ambiental da Boeing Aviação Comercial. “Vamos fornecer dados de vários voos do ecoDemonstrator para apoiar os esforços de aprovação desse combustível para a aviação comercial e ajudar na realização das metas ambientais da nossa indústria”, completa a executiva.
O diesel verde sustentável reduz as emissões de carbono de 50 a 90% quando comparado com o combustível fóssil, de acordo com a Neste Oil, baseada na Finlândia, que forneceu o diesel verde para o ecoDemonstrator 787.
Fonte http://www.transportabrasil.com.br/2014/12/boeing-realiza-primeiro-voo-teste-utilizando-diesel-verde/

Nenhum comentário:

Postar um comentário