O just in time surgiu no Japão, em meados da década de 70. Sua ideia básica e seu desenvolvimento são creditados à Toyota Motor Company, que buscava um sistema de administração que pudesse coordenar, precisamente, a produção com a demanda específica de diferentes modelos e cores de veículos com o mínimo tempo atraso. O sistema consiste em puxar a produção a partir da demanda, produzindo em cada estágio somente os itens necessários, nas quantidades necessárias e no momento necessário. O JIT é muito mais que uma técnica ou um conjunto de técnicas de administração da produção, é considerado como uma ferramenta que inclui aspectos de administração de materiais, gestão da qualidade, arranjo físico, organização do trabalho e gestão de recursos humanos, entre outros.
No entanto, alguns dizem que o sucesso do sistema JIT é por conta das características culturais do povo japonês. No Brasil muitas empresas, principalmente as automobilísticas, trabalham com essa ferramenta. Essa filosofia é composta de práticas gerenciais que podem ser aplicadas em qualquer parte do mundo. Algumas expressões são geralmente utilizadas para traduzir aspectos da filosofia just in time:
- produção sem estoque ;
- eliminação de desperdício;
- manufatura de fluxo contínuo;
- esforço contínuo na resolução de problemas.
O JIT tem como objetivos a qualidade e a flexibilidade. A perseguição desses objetivos dá-se, principalmente, por um mecanismo de redução de estoques, os quais tendem a camuflar os problemas do processo produtivo.
Assim dizemos que just in time é um:
Sistema de programação para puxar o fluxo de produção assegurando a pontualidade, disponibilizando o material certo, na hora certa, no local certo e no exato momento de sua utilização.
Figura 1.- Operação de just in time.
A crescente necessidade de atender os clientes cada vez melhor, ou seja, com qualidade, rapidez, baixo custo, fez com que se desenvolvessem novas ferramentas que otimizassem e se personalizassem de acordo com a necessidade do cliente. Com a crescente demanda, e por não termos mais barreiras, temos que estar preparados para disponibilizar nossos produtos a qualquer momento e em qualquer lugar.
O JIT necessita de uma avaliação para adaptar suas ideias e conceitos, não esquecendo de analisar a cultura da empresa e pesquisar o mercado que ela atende. Quando a sua aplicação, quando todos estiverem sincronizados, clientes e fornecedores obterão bons resultados.
Fonte: NOGUEIRA, Amarildo de Souza. Logística Empresarial: uma visão local com pensamento globalizado. 1 ed. São Paulo: Atlas, 2012
Fonte http://portallogistico.com.br/2014/10/13/jit-just-in-time-39781/?utm_source=Rede+O+Gerente&utm_campaign=dd662251ad-Portal_Log_stico_28_10_2014&utm_medium=email&utm_term=0_651183821a-dd662251ad-106172596
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