sábado, 1 de novembro de 2014

Como lidar com a “oposição” em sua empresa?

Aconteceu o segundo turno para eleições presidenciais e para  governadores de alguns estados. A eleição que resultou na reeleição de Dilma Rousseff com 51,64% dos votos, contra 48,36.% de Aécio Neves foi concorrida até os últimos votos resultando em um cenário acirrado.

A campanha política de ambos os candidatos foram agressivas e os erros governamentais de cada lado foram amplamente discutidos e expostos. Agora que as eleições acabaram, Aécio 
Neves que seguirá seu mandato de senador por Minas Gerais vai lidar como com a oposição?

Claro que a maneira como os dois candidatos à presidência se portaram durante a campanha não é um bom exemplo, afinal os dois teriam que conviver de maneira próxima na administração pública, Aécio em seu mandato de senador e Dilma como uma das líderes de um partido importante em todo país.

E no âmbito organizacional quais as melhores maneiras de lidar com pessoas que pensam de modo contrário? Confira algumas dicas para que você consiga respeitar, entender e até aprender com opiniões contrárias as suas.


Dialogue

Entenda que falar não é a mesma coisa que dialogar, em um diálogo há troca de informações entre as partes, é necessário dialogar para que um acordo, ou para que a validação de opiniões seja concretizada. No ambiente de trabalho todas as ações devem ser direcionadas para um objetivo e o diálogo é o responsável por unificar esforços.


Ouça

Tão importante como dialogar, ouvir todas as possibilidades é importante, esta dica é primordial para trabalho em equipe, afinal um conjunto é mais eficaz que uma única cabeça. Ouça, reflita e não tenha medo de mudar de ideia. Um bom exercício para aprender a ouvir é se colocar no lugar das pessoas, desta forma será muito mais fácil entender outros pontos de vista.


Permita-se errar

O erro é comum em todo e qualquer lugar e pode até ensinar um profissional indicando quais caminhos seguir ou não. Quando se defende um ponto de vista é preciso parar para analisar todas as outras opções e entender quais são as melhores opções para a organização e não para você. Caso aconteça algum erro não tenha receio, recomece, peça ajuda, um colega pode fazer oposição as suas ideias, mas lembre-se que vocês buscam os mesmos objetivos.


Justifique

Prepare-se e esteja disposto a defender todos os seus pontos de vista. Se você já estabeleceu diálogo, já ouviu e ainda assim acredita que a sua posição é a mais adequada justifique-a. Mostre e prove porque suas ideias devem ser destacadas. É importante estudar seu plano e ter em mente todas as etapas a serem alcançadas.

Fonte: Como lidar com a “oposição” em sua empresa? | Portal Carreira & Sucesso 

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