sábado, 18 de outubro de 2014

Como ter muito mais credibilidade ao abrir a boca!

linguagem-carreira
Quando algum cliente me procura para desenvolver um plano estratégico de carreira ou melhorar seu desempenho no trabalho, a primeira coisa que observo é a linguagem.
Nada é mais importante do que a linguagem. Ela é a mãe de tudo, o poder sagrado, a vantagem absoluta. É um aspecto tão distinto que, quando alguém tem uma linguagem poderosa pode viver somente dela. Os políticos que o digam.
Você tem que ser competente em vários aspectos para subir na carreira, mas sem uma boa linguagem provavelmente não irá muito longe. É que a linguagem comanda o relacionamento. E relacionamento é TUDO!
É quando você abre a boca que o mundo começa a te medir, e o valor que você receberá dele depende totalmente desta medição. Pode não ser uma constatação justa ou feliz, mas é assim que acontece.
O que eu quero dizer com linguagem aqui?
A habilidade de comunicar seus pensamentos e ideias de maneira assertiva, persuasiva e convincente. É ser claro, lógico, pragmático, seguro, elegante e lúcido ao falar. É abrir a boca e depois de falar por dois minutos fazer as pessoas pensarem: Realmente, este é um ponto interessante e você me parece MUITO inteligente!
Credibilidade é tudo na vida. Quanto maior for a percepção de valor que você causar nas pessoas, mais credibilidade terá com elas. E mais credibilidade é igual a mais sucesso. Desde que você não faça um péssimo trabalho, é claro.
De todas as atividades que você desempenhar em sua carreira, a mais complexa e difícil será sempre conviver com outros seres humanos. Não importa se você é um engenheiro químico, um contorcionista de circo ou se seu trabalho é rolar pedras morro acima. Conviver com gente é mais complicado.
Influenciar comportamentos é o segredo para conviver de forma inteligente, e uma boa linguagem é a ferramenta que faz isso acontecer. É tudo muito simples. Linguagem forte confere valor.
Preste atenção eventualmente a pessoas dando entrevistas para a TV.  Pode ser um médico, um publicitário, um nutricionista, um arquiteto, um criador de porcos, quem for. Tente identificar aquelas entrevistas que te fazem pensar: “Poxa, essa pessoa entende muito do assunto, transmite confiança!”. Que critério você utilizou para avaliar isso? Eu digo: A fala. A linha de raciocínio aliada à qualidade de expressão. Linguagem.
Desenvolver uma linguagem poderosa não é algo que se faz do dia pra noite, e se você quiser me contratar para trabalharmos a sua será um prazer. De qualquer forma aqui vão umas dicas simples – e gratuitas – de como fazer isso:
1- Trabalhe sua autoestima profissional: Só pode se expressar com segurança e firmeza alguém que se sinta seguro e firme. Em várias situações do trabalho você vai precisar intervir e convencer as pessoas, mas para fazer isso tem que convencer a si próprio primeiro. Se você não estiver seguro de seu valor e competência sua linguagem sempre será tímida ou vacilante.
Dica: Repetir frases motivacionais não ajuda muito. Faça assim: Descubra o que você deve aprender para melhorar seu desempenho em sua área de atuação (Estudar mais? Aprender mais do Excel? Dominar uma ferramenta específica?) e comece a trabalhar nisso disciplinadamente. Em um mês você já estará muito mais seguro. Quanto mais habilidades você dominar, mais segurança profissional vai sentir. Mantenha-se aprendendo e em um ano você será outra pessoa.
2- Leia, mas leia muito: De tudo. De bula de remédio a romances russos. Eu sei que você é muito ocupado, mas se puder achar meia hora por dia pra ler coisas variadas já vai ajudar demais. Leia o jornal, leia uma revista, leia um livro. Leia sobre plantas, viagens espaciais, economia e pimenta do reino. Quanto maior a variedade dos assuntos e a heterogeneidade das fontes melhor.  O objetivo desta atividade é expandir seu nível cultural, permitir que você faça conexões improváveis e ampliar sua visão de mundo. Em outras palavras, você fica mais inteligente socialmente. Ler muito vai te permitir enriquecer o vocabulário e aumentar o repertório de experiências internas. Aí, quando você abrir a boca para se colocar as pessoas vão receber o que eu chamo de “poder de fogo intelectual”. E vão te respeitar muito mais.
3- Estude sobre influência e persuasão: Não é pra manipular ninguém. É pra entender melhor os princípios por trás do comportamento humano e conseguir ajudar as pessoas – e a si mesmo – na resolução de impasses. A maioria das pessoas é tão negligente com este assunto que qualquer avanço aqui já fará uma grande diferença. Se você treinar a si mesmo para entender as necessidades das pessoas e se comunicar de forma a satisfazer estas necessidades, terá um grande poder nas mãos.
O jeito de falar, o tom da voz, as palavras a serem usadas, o momento de calar, tudo isso é uma ciência que pode ser aprendida e utilizada para gerar colaboração e uma percepção de maior valor a seu respeito. Só não se esqueça do homem aranha: Com um grande poder vem uma grande responsabilidade. Use bem.
Uma autoestima forte te dará mais firmeza e segurança, a leitura variada proporciona vocabulário e cultura, e o estudo do comportamento humano acrescenta sensibilidade e poder de convencimento. Estes elementos juntos farão com que, ao se expressar, o mundo te classifique como uma pessoa excepcionalmente capaz de contribuir com ele. Então meu amigo e minha amiga, você brilha!
Até mais.
Avatar of Bruno Soalheiro

Sobre Bruno Soalheiro

Bruno Soalheiro é palestrante, consultor empresarial e trainer especializado em desempenho profissional. Autor de centenas de artigos sobre gestão de pessoas, comportamento e gerenciamento de projetos, há mais de 10 anos se dedica à área de RH , tendo atuado em projetos multinacionais dos setores de energia, óleo & gás, infraestrutura e mineração. Para saber mais acesse www.brunosoalheiro.com.br
Fonte http://fatordesucesso.com.br/linguagem-carreira/?utm_source=Rede+O+Gerente&utm_campaign=9bf77e2bbb-Fator_de_Sucesso_08_08_2014&utm_medium=email&utm_term=0_651183821a-9bf77e2bbb-106172596

Nenhum comentário:

Postar um comentário