Alguns de nossos colaboradores estão habituados à ser de uma determinada maneira, e pode ser difícil convencê-los a aprender coisas novas. (Ou a fazer coisas velhas de jeitos novos).
Mas é possível.
Os problemas relacionados aos hábitos geralmente aparecem quando acontece a necessidade de mudança ou quando as coisas precisam ser feitas de maneira mais rápida.
Enfim, o que podemos fazer, enquanto organização, para ajudar as pessoa a adaptarem-se a situações dinâmicas?
Basicamente duas coisas:
1) Treinamento formal e informal para ajudá-los a aceitar mais facilmente às mudanças e abraçar novos comportamentos e
2) Criar uma estrutura de gestão de mudança que irá conduzir o impacto mais amplo.
Recomendo que você incorpore várias ferramentas necessárias para ajudar os funcionários a se adaptarem à mudança e desenvolverem a flexibilidade e resiliência em ambientes dinâmicos. Vejamos algumas:
Autorreflexão: como as pessoas percebem as mudanças que as afetam diretamente? O que elas estão ganhando? O que elas estão perdendo? É comum que os funcionários tendam a ver os ganhos da mudança apenas em longo prazo, e ver perdas imediatas da mudança como algo pessoal e potencialmente ameaçador.
Realizar uma palestra ou mesmo ter conversas em grupo, bem claras e definidas, podem ajudar. Até mesmo uma dinâmica que aborde o assunto pode ser usada para este tipo de reflexão.
Uma visão clara sobre o que eles vão ganhar: habilidades criativas de resolução de problemas e resiliência podem ser desenvolvidas em situações novas. Que tal ajudar os colaboradores a verem os resultados que podem alcançar usando soluções mais criativas?
Em outras palavras, é ajudá-los a ver o lado positivo das mudanças.
Técnicas de gerenciamento de estresse: mudanças levam a estresse e perturbações, muitas vezes tirando as pessoas de sua zona de conforto. Um programa eficaz de adaptação reconhece que o estresse é esperado em um ambiente em mudança e irá oferecer dicas e técnicas simples para gerenciar eficazmente isto.
Mecanismos de apoio informais: a aplicação da aprendizagem no trabalho é reforçada fornecendo comunicados, treinamento para os supervisores, conscientização sobre problemas da equipe, técnicas para diálogos mais eficazes.
Estes são os tipos de treinamento que você pode oferecer. Quanto à criar uma estrutura mínima de gestão da mudança, isso implica::
Patrocínio e comunicação: os gerentes devem demonstrar um claro apoio para os treinamentos e atividades relacionadas, e proporcionar uma comunicação contínua sobre as expectativas para a mudança de comportamento.
Reforço: os líderes devem estar preparados para reforçar os comportamentos adequados, fazendo que as pessoas vejam que a melhoria está sendo percebida e incentivada.
Reconhecimento e recompensas: devem ser criadas recompensas especificamente alinhadas com os novos comportamentos e resultados esperados.
Fundamentalmente, os líderes são catalisadores das mudanças. Entre outras competências, competências chave de liderança para uma mudança dinâmica devem ser cultivadas no local de trabalho. Estas incluem promover a participação, o desenvolvimento de consenso e compromisso, gerenciamento de dissidências e incentivo à inovação.
Se sua empresa estiver passando por um período de mudanças, as dicas acima podem tornar tudo mais fácil. Teste e comprove!
Autora: Patricia Kunkel
Fonte http://recursosehumanos.com.br/artigo/gestao-de-mudanca-comportamento/
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