sábado, 27 de setembro de 2014

IMPÉRIO: Cultura Organizacional em empresa familiar

A cultura organizacional está dentro de todas as organizações. Ela é um dos elementos responsáveis pela formação da identidade corporativa e reflete diretamente na maneira como as empresas exercem suas atividades.

Na filosofia organizacional de uma empresa existem elementos culturais como: tradicionalismo, nacionalismo, evidenciação dos valores familiares, entre outros. Alguns desses valores são compartilhados, ou seja, permitem que a empresa e os funcionários estejam alinhados com os mesmos objetivos.

Estes valores são importantes para o crescimento da organização, mas é preciso que eles sejam alinhados ao propósito previsto. Em uma empresa com cultura familiar, por exemplo, os cargos de alta administração normalmente são passados de geração para geração, mas nem sempre esta é uma boa decisão.

Na novela das 21h da Rede Globo, Império, em seu núcleo principal tem-se uma família rica que administra uma organização com diversas características de cultura familiar. A princípio, os herdeiros disputam, mesmo que informalmente, o domínio dos negócios. O pai, que normalmente passaria o poder para o primogênito que já executa funções de alta administração, observou que a índole do filho mais velho é duvidosa, e por isso têm a filha como a figura ideal para substituí-lo.

O folhetim mostra que mesmo valorizando a hierarquia familiar José Alfredo, personagem presidente da organização, observa quais são as melhores opções para conduzir seus negócios, e é exatamente este o comportamento que um líder deve ter em uma empresa de cultura familiar: priorizar a empresa.

Paulo Ferreira, professor e coordenador do curso de relações públicas da Universidade Metodista de São Paulo, comenta sobre cultura organizacional familiar “A cultura organizacional reflete na maneira de ser e agir de uma organização, o que interfere em todas as suas ações e no comportamento de seus funcionários. Entendendo que a cultura guia os passos de um negócio é fundamental que uma empresa com cultura familiar identifique quais pontos podem prejudicar sua gestão, sempre priorizando seu plano estratégico.

Fonte http://www.catho.com.br/carreira-sucesso/gestao-rh/imperio-cultura-organizacional-em-empresa-familiar?sc_source=b2c:newsletter&utm_source=b2c:newsletter&utm_medium=ces&utm_term=imperio-cultura-organizacional-em-empresa-familiar&utm_content=2014-09-12&utm_campaign=498&sc_medium=20140912&sc_content=imperio-cultura-organizacional-em-empresa-familiar&ggo=1

Nenhum comentário:

Postar um comentário