quinta-feira, 14 de agosto de 2014

Marketing de Conteúdo nos Objetivos de sua Empresa

Marketing de Conteúdo
Está na moda falar de marketing de conteúdo.  Pesquise um pouco na internet e você verá a opinião de inúmeros especialistas dizendo que o marketing “tradicional” (propagandas, ações promocionais, etc.) está morrendo, e que o negócio agora é atrair um público relevante através de conteúdo.
Veja, não me leve a mal, eu também defendo o marketing de conteúdo como uma forma única de gerar valor para seus produtos e serviços.  No entanto, não se trata de uma solução mágica que resolve tudo.  Assim como em qualquer outra estratégia de marketing, ela deve ser construída a partir de algum processo que leve em consideração os objetivos estratégicos da organização.
Já houve reclamações de profissionais que criam blogs e escrevem conteúdo durante meses, sem obter nenhum resultado concreto.  O pior de tudo é que normalmente se trata de conteúdo de alta qualidade, bem escrito e inteligente.  Somente não tem nada a ver com que o profissional quer para sua carreira ou negócio.
Para evitar este problema e eventual perda de tempo, você pode responder a algumas perguntas para direcionar adequadamente suas iniciativas de marketing de conteúdo.

1. Quais são seus objetivos?

A pergunta parece até um pouco tola.  No entanto, faça-se esta pergunta para ver se sua resposta sai de forma fácil e clara.   Caso isto não aconteça, invista algum tempo antes de criar sua primeira linha de conteúdo, para avaliar exatamente o que você quer atingir.
Exemplo:  ser reconhecido como especialista em gerenciamento de projetos para vender soluções de treinamento.

2. Quem é seu público-alvo?

Você sempre tem que produzir conteúdo com seu público-alvo em mente.   De nada adiante produzir conteúdo de alta qualidade, e várias pessoas elogiam, se estas pessoas não têm nenhum vínculo com os objetivos definidos no item anterior.  A menos que você somente queira produzir conteúdo porque gosta de escrever, sem nenhum objetivo de negócios em mente, os interesses de seu público-alvo devem vir em primeiro lugar.
Exemplo:  gerentes de projetos e gerentes de departamentos de RH que participam da tomada de decisão sobre contratação de treinamento de gerenciamento de projetos.

3. Qual conteúdo levará seu público-alvo a atingir seus objetivos?

Somente depois de saber PORQUE e PARA QUEM você produzirá conteúdo, é hora de pensar como seu conteúdo pode criar um link entre as duas primeiras perguntas.  Coloque-se na pele de seu público-alvo e pense em qual tipo de conteúdo você se interessaria e potencialmente o levaria em direção aos objetivos
Exemplo:  conteúdo que mostra como boas práticas de gerenciamento de projetos ajudam empresas atingir melhores resultados, incluindo cases reais de clientes.

 4. Qual o tipo de conteúdo você deve criar, e com qual frequência?

Você tem um amplo menu de opções na hora de definir que tipo de conteúdo vai produzir.   Vídeos, podcasts (audio), artigos, infográficos, apresentações, relatórios de análise, entre outros, podem ser usados para dar seguimento ao que você definiu nos 3 itens acima.  A seleção deve ser feita com base no formato que provavelmente será mais fácil para seu público-alvo consumir, além da facilidade que você terá para produzir determinado tipo.
Exemplo:  vídeos semanais com menos de 10 minutos

5. Como você irá medir seus resultados?

Por fim, meça muito bem os resultados obtidos.  Defina quais métricas devem ser acompanhadas para saber se suas iniciativas estão realmente levando-o para atingir os objetivos definidos no primeiro passo.  Não defina métricas muito genéricas, do tipo “número de visitas no meu site”, já que isto não quer dizer muita coisa em relação a seus objetivos.  Opte por medições mais específicas e claras, que possam realmente levar a uma análise crítica em relação ao desempenho de seu conteúdo.
Exemplo:  número de profissionais de gerenciamento de projetos que comentam positivamente o conteúdo
Como dica final, tenha em mente que você não deve passar uma eternidade definindo tudo no mínimo detalhe antes de iniciar sua produção de conteúdo.  Dê prioridade à execução e medição, para em seguida fazer os ajustes necessários.  Chega um ponto em que você só poderá melhorar sua iniciativa se tiver uma experiência real com seu público.
Fonte http://competenciadigital.com.br/artigo/marketing-de-conteudo-2/?utm_source=Rede+O+Gerente&utm_campaign=f8d4ed0b01-Compet_ncia_Digital_13_08_2014&utm_medium=email&utm_term=0_651183821a-f8d4ed0b01-106172596

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