quarta-feira, 20 de agosto de 2014

A gentileza no mundo corporativo

gentileza-no-trabalho
Um dos temas que mais vale pena a ser lembrado quando falamos em mundo corporativo é a gentileza. Quando se procura um significado para gentileza encontramos que ser gentil é dar atenção a alguém tornar um relacionamento menos ríspido. Ou seja, não ser indiferente com alguém.
O mundo corporativo está cada vez mais corrido, parece que o expediente de trabalho é muito pouco para resolver todos os assuntos que temos que resolver, e muitas vezes acabamos por nos fechar em nosso próprio mundo esquecendo que ao redor estão pessoas. E que essas pessoas, independentemente de trabalharem com a gente ou não, merecem atenção.
Ser gentil no trabalho pode tornar o ambiente ao redor muito mais leve e menos hostil, além de fazer o trabalho em equipe mais prazeroso e produtivo. Claro que muitas vezes é preciso disciplina e concentração, mas não é preciso que, em nome dessa austeridade não se tenha momentos de gentileza.
Ser gentil no mundo corporativo muitas vezes pode parecer complicado, mas não é. Muitas vezes é preciso apenas enxergar o outro. E quando digo enxergar o outro estou dizendo literalmente, pois muitas vezes se quer cumprimentamos as pessoas.
Recebi certa vez uma mensagem que contava que um homem trabalhava em um frigorifico. Um dia esse homem ficou preso em uma câmara frigorifica por várias horas e já estava debilitado devido à temperatura do ambiente. A porta foi aberta pelo vigia.

Quando perguntaram para o vigia como ele chegou ao homem, se ele não estava acostumado a fazer a ronda, ele explicou: Muitas pessoas passam por mim na portaria, e ele é um dos poucos que me cumprimentam todos os dias na chegada e na saída. Como ele não se despediu na saída, estranhei e decidi procurá-lo.
Gentileza no trabalho também é dar uma carona ao colega, parar na faixa de pedestre dentro do estacionamento da empresa, segurar a porta para as outras pessoas passarem, segurar o elevador e até mesmo saber falar no telefone ou ser elegante ao retornar um e-mail. Porém, a melhor receita para saber ser gentil com  outras pessoas é se preocupar com o bem estar delas.
Vamos refletir sobre isso!
Fonte http://recursosehumanos.com.br/artigo/gentileza-no-trabalho-38554/?utm_source=Rede+O+Gerente&utm_campaign=51deb4f232-Recursos_E_Humanos_13_08_2014&utm_medium=email&utm_term=0_651183821a-51deb4f232-106172596


Nenhum comentário:

Postar um comentário