quarta-feira, 30 de julho de 2014

Porque você não deveria buscar outro emprego no horário de trabalho!

Busca de Emprego
Talvez você tenha visto a história sobre uma fotógrafa e editora que acidentalmente incluiu um trecho de sua carta de apresentação para um emprego em um concorrente na legenda de uma foto em um documento enviado a todos os clientes do jornal em que trabalhava. Em um acidental clique do mouse, ela cometeu dois dos maiores erros no trabalho. Ela postou uma legenda errada para a foto (uma gafe inaceitável para um editor, que tem como principal função a atenção aos detalhes) e ao mesmo tempo, avisou a todos que estava procurando por um novo emprego (algo não muito interessante para quem espera manter seu emprego atual).
O que esse erro altamente divulgado pode ensinar aos candidatos que estão em busca de empregos? Não conduza o processo enquanto estiver no trabalho. Isto pode lhe custar sua atual função e colocar suas futuras oportunidades em risco. Evite chamar a atenção no trabalho por todos saberem que você está interessado em outro emprego.
Tenha essas dicas em mente quando for procurar um emprego:

1. Não conduza sua busca enquanto estiver no escritório ou utilizando equipamento da empresa.

Você sabia que seu chefe poderia estar te espiando? Sim, é perfeitamente comum seu contratante monitorar o que você está fazendo enquanto trabalha ou utiliza algum equipamento da companhia. Quanto maior for sua organização, maior a chance de possuir um software instalado para vigiar tudo que você faz no trabalho.
Isso significa que se você está gastando tempo navegando em anúncios de trabalho, lendo conselhos sobre busca de emprego enquanto trabalha ou usa o computador da empresa, ou está passando e-mails de cartas de apresentação a potenciais empregadores, sua empresa poderá saber (verifique as políticas da companhia; pode ser contra as regras usar o computador para tratar de qualquer negócio pessoal). Isso é inconveniente se você não tem seu próprio computador e utiliza o notebook do trabalho para assuntos pessoais, mas fique atento pois este equipamento é uma ferramenta muito útil para que a empresa possa seguir os seus passos. Por isso, evite utiliza-lo para conduzir sua busca por emprego.

2. Não deixe um rastro digital

Usar LinkedIn ou outras redes sociais pode ajudá-lo a encontrar um novo emprego. Mas caso seja importante manter a busca em segredo, você precisará ser cauteloso para não deixar um rastro online capaz de fazer seu chefe descobrir o que está fazendo. Algumas dicas importantes para manter sua privacidade no LinkedIn:
Esconda as atualizações de suas atividades no LinkedIn
Não é necessário que seu chefe receba um alerta cada vez que você atualizar seus status, não é mesmo? Realizar modificações em seu perfil não significa que você está procurando por um emprego. Interação com outros usuários e atualizações periódicas podem ser necessárias quando você está em um período de busca de emprego, e pode lhe colocar em maus bocados. Vá em “Configurações e Privacidade” no LinkedIn e selecione “Ativar/Desativar divulgação de atividades e status”. Se assegure de desmarcar essa opção que permite que as pessoas saibam quando você fez modificações em seu perfil.
Seja reservado em sua procura
Se você estiver visitando muitos perfis no LinkedIn, é possível que não queira que essas pessoas saibam. Enquanto estiver em sua pesquisa, altere a opção “Selecionar o que as pessoas verão após sua visita ao perfil das mesmas”. Você pode alterar para “Anônimo” de forma temporária, apenas durante o período de suas investigações online.
Entre em grupos de forma privada
Quando você entra em grupos no LinkedIn, há a opção de não anunciar a ação em seu perfil. Vá até o quadro “Grupos”, no final de sua página de perfil e esconda todos os ícones visíveis. Tome cuidado, pois grupos públicos não são bons lugares para postar a respeito de sua busca de emprego ou falar mal de seu trabalho atual. Mesmo que você esconda a sua filiação, alguém ainda pode ver suas atualizações dentro do grupo.

3. Não arruma que você é anônimo em qualquer rede social

Se você estiver participando de conversas no Twitter, comunidades do Google, Hangouts ou qualquer fórum online, parta do princípio que seu chefe possui acesso. A menos que você seja excepcionalmente bom em manter seu anonimato, deve ter certeza de que tudo que você faz ou diz online seja público. Isso inclui atualizações para seus “amigos” no Facebook.
É um desafio manter confidencial uma busca por emprego. Mas situações como a da editora de fotos nos lembra como é fácil cometer um erro. Sendo cuidadoso e atento nos momentos em que estiver procurando por um novo trabalho, você terá muito mais chances de obter sucesso em seus planos, antes mesmo de anunciar sua decisão.
Autora: Miriam Salpeter
Fonte http://fatordesucesso.com.br/busca-de-emprego/

Nenhum comentário:

Postar um comentário