sexta-feira, 20 de junho de 2014

O que uma velhinha tem a ver com inovação!

inovacao-organizacional
Existe na internet uma história que representa muito bem como deve ser a inovação. Um homem morava em uma cidade grande e trabalhava no centro da cidade. Todos os dias ele viajava de ônibus por mais de uma hora, para seu trabalho. No ponto seguinte ao seu, subia uma velhinha que procurava sempre sentar à janela. O homem percebia que todos os dias ela tirava um saquinho de sua bolsa e começava a jogar algo para o lado de fora. Certo dia ele não conteve sua curiosidade e perguntou à velha senhora o que ela jogava todos os dias pela janela.
A velhinha explicou que gostava muito de plantas e queria viajar vendo outra paisagem, e que sabia que muitas sementes morreriam pelo caminho por falta de água, ou simplesmente seriam levadas pelo vento, mas ela estava fazendo a sua parte.
Passado um tempo o homem começou a perceber que o caminho estava mais colorido, com flores pelo caminho, e rapidamente se lembrou daquela velhinha e perguntou ao motorista onde estava aquela senhora que nunca mais ele tinha visto no ônibus. O motorista informou então que a velhinha tinha falecido já havia seis meses. O homem lamentou e começou a pensar no que teria valido a pena o trabalho daquela senhora, se ela não conseguiu ver as flores pelo caminho. Neste instante ele ouviu uma criança perguntando à sua mãe o nome de uma flor e dizendo que esta era muito bonita. Então, nesse momento entendeu o que a velhinha tinha feito, e no dia seguinte entrou no ônibus com um pacotinho de sementes e começou a atira-las pela janela.
Com a inovação acontece mais ou menos assim, são pessoas que sempre estão pensando em coisas novas ou em como fazer coisas novas a partir de coisas velhas que já estão no mercado. Muita gente pensa que inovação é construir ou desenvolver algo novo. A inovação é mais do que isso. É inovar um processo com novas maneiras de fazer a coisa, pode ser até uma simples planilha Excel ou uma nova maneira de apresentar uma informação. A inovação pode estar, por exemplo, quando se faz mais com menos recursos ou quando se cria condições para a melhora de competitividade de uma empresa.
Inovar não é fácil, e se fosse bastaria alguém ficar simplesmente pensando o dia inteiro. Inovar exige trabalho e muita paciência para corrigir os erros e tentar novamente.
Uma dica interessante pode ser você dividir a inovação em quatro grupos: inovação de produto ou tecnológica, inovação do processo e inovação organizacional ou de marketing. Fazendo isso você vai perceber que há muito que fazer em sua empresa, e você não precisa apenas inventar algo novo para contribuir com o “colorido” do caminho. Mesmo que você não veja de imediato os frutos dessa inovação, vale a pena tentar! A escolha é sua: jogar a semente ou não!
Fonte http://recursosehumanos.com.br/artigo/inovacao-organizacional-38554/?utm_source=Rede+O+Gerente&utm_campaign=dd2f8a5c27-Recursos_E_Humanos_03_06_2014&utm_medium=email&utm_term=0_651183821a-dd2f8a5c27-106172596

Nenhum comentário:

Postar um comentário