quarta-feira, 30 de abril de 2014

Missão, visão e valores, você tem?

planejamento-estrategico-missao-valores
Você conhece as 3 palavrinhas magicas que são cruciais para o sucesso da sua empresa?
No meu ultimo post o “Centralização de poder não desenvolve sua equipe” falei da importância de se possuir uma cultura organizacional estabelecida de forma clara e totalmente compatível com os seus objetivos empresariais.
Diz a frase; “Para quem não sabe para onde vai, qualquer lugar serve”. Você acha que construir e manter uma empresa dessa forma vai lhe trazer resultados?
Vejo que muitas empresas constroem sua missão, estabelecem uma visão e valores só para cumprir protocolo. É o mesmo que comprar um remédio para dor de cabeça e só ler a bula esperando que a dor de cabeça passe. Você precisa tomar o remédio para que faça efeito!
É importante que se saiba construir cada um desses passos e que, após essa fase de construção, essa pílula seja ingerida por toda sua equipe. Da base da pirâmide ao topo.
missão é o objetivo fundamental de uma organização, traduz a finalidade última da empresa e consiste na definição dos seus fins estratégicos gerais. Ao desenvolver sua missão 3 perguntas devem ser respondidas;
  1.  Qual é o nosso negócio?
  2.  Quem é o cliente?
  3.  O que tem valor para o cliente?
visão é o estado futuro desejado e alinhado com as aspirações de uma organização, algo que a organização pode definir e redigir após responder as questões.
  1. Para onde minha empresa pretende ir?
  2. Quando pretendo chegar lá?
Os valores são o conjunto de sentimentos que estrutura, ou pretende estruturar, a cultura e a prática da organização. Devem responder as seguintes perguntas;
  1. Quais são as crenças da organização?
  2. Como meus colaboradores devem se comportar diante dos clientes internos e externos?
  3. Como minha empresa deve tratar os colaboradores?
Após a criação de sua cultura, você usará esses mandamentos para tudo;
  • Recrutamento e seleção,
  • Planejamentos estratégicos,
  • Ações de marketing,
  • Treinamentos,
  • Normatização da empresa,
  • Desenvolvimento de equipes e qualquer decisão que precise tomar.
Serão decisões bem mais focadas com chances infinitamente maiores de sucesso, pois foram norteadas pela bússola de uma cultura organizacional bem definida.
Desenvolver um planejamento estratégico é a forma mais segura de navegar em um mar de tanta concorrência, incertezas, impostos abusivos e instabilidade econômica.
Contem comigo!
Avatar of Isabella Serra Nóbrega

Autor: Isabella Serra Nóbrega

Especialista em Gestão Empresarial, palestrante, consultora SEBRAE e Coach certificada pelas instituições: Behavioral Coaching Institute – BCI, International Association o Coaching e ECA – European Coaching Association. Isabella também é empresária no ramo de consultoria organizacional (Trampolim Consultoria), e tem mais de 14 anos de experiência em gestão de empresas e pessoas.
Fonte http://recursosehumanos.com.br/artigo/planejamento-estrategico-missao-valores/?utm_source=Rede+O+Gerente&utm_campaign=175b5c8958-Recursos_E_Humanos_16_04_2014&utm_medium=email&utm_term=0_651183821a-175b5c8958-106172596

Nenhum comentário:

Postar um comentário