segunda-feira, 28 de abril de 2014

A ilusão das poucas opções

ilusao-escolhas-atitude
Você já se sentiu aprisionado em alguma situação na vida? Aquela em que você tem que tomar uma decisão difícil… E as opções disponíveis não são muito legais?
Quando isso acontece eu me lembro da história de um sábio que escapou da morte quando parecia sentenciado e sem alternativas…
Há muito tempo atrás, na China antiga, um sábio conselheiro do imperador pisou na bola e foi condenado à morte.
Apesar de serem velhos amigos, o imperador não poderia simplesmente perdoar o sábio, pois as leis precisavam ser respeitadas.
Como todo condenado à forca, o sábio tinha direito a um último pedido. Então, no dia da execução, os serviçais foram coletando os pedidos de cada prisioneiro.
Um deles não pensou muito para pedir um banquete com comidas deliciosas, que nunca tinha experimentado na sua vida.
O sábio, por sua vez, fez um pedido inusitado: “Meu último desejo é ensinar um cavalo a falar”.
Os guardas perguntaram quanto tempo isso levaria. “Bem…”, disse o sábio, “É um cavalo… Não vai ser fácil. Acho que no final de um ano esse cavalo vai falar!”.
O colega de cela não acreditou no que tinha acabado de ouvir: “É isso que você vai pedir no seu último dia de vida? Você poderia pedir qualquer coisa! Vivi nas ruas e comi restos de comida a minha vida inteira, por isso meu último desejo foi um banquete digno de um nobre. Não acredito que você irá desperdiçar a oportunidade de ter qualquer coisa que nunca teve! Por que você quer ensinar um cavalo a falar?”
O sábio, tranquilo, respondeu: “Em um ano eu consigo achar uma forma de sair daqui. Seja fugindo, seja me redimindo com o imperador. Vai que acontece uma rebelião, durante esse tempo, e o imperador é assassinado? Nunca se sabe… O que interessa é que acabo de ganhar mais um ano de vida para pensar em outras possibilidades”.
E assim o sábio conseguiu mais um ano de vida. Nesse ano o cavalo não aprendeu a falar, mas serviu como montaria rumo a uma cidade e uma nova vida, bem longe daquele imperador.
*Coloque o tempo a seu favor*
Enquanto alguns encaram a “sentença de morte” como única alternativa, outras pessoas entendem que ter poucas opções é uma ilusão.
Você já deve ter caído em uma técnica de manipulação que é oferecer 2 ou 3 opções, apenas, para a vítima escolher.
É quando o vendedor faz aquela pergunta: “Então, qual dos produtos você vai querer, o preto ou o branco?”.
Daí você começa a ficar nervoso… “O preto ou o branco, qual é o melhor?” Com isso o vendedor consegue pressioná-lo, induzindo-o a pensar apenas nessas duas alternativas, compará-las e tomar logo a decisão de compra. E as vendas aumentam!
E quem disse que você só tem essas 2 opções? Entre essas 2 alternativas há um leque infinito de outras escolhas possíveis. Muitas delas são mais acertadas, é só parar para analisar.
Isso se aplica a diversas outras situações: com quem se casar, que emprego escolher, como gastar o seu dinheiro ou se vai ou não fazer parte de um projeto.
Quando se sentir pressionado a fazer uma escolha, pare e pense por alguns instantes. Será que você tem somente as opções que lhe foram apresentadas? Coloque o tempo a seu favor, utilizando-o para pensar em novas possibilidades.
Essa atitude pode tirar você da forca.
Adriana Ferrareto

Autor: Adriana Ferrareto

Adriana Ferrareto é coach, palestrante e treinadora especializada em talentos e desenvolvimento humano. Atua como palestrante com temas na área de Desenvolvimento Humano, além de realizar treinamentos e cursos intensivos in company sobre Talentos, Resiliência, Reuniões Eficazes, Gestão do Tempo, Marca Pessoal, Gestão de Carreira e outros.
Fonte http://recursosehumanos.com.br/artigo/ilusao-escolhas-atitude/?utm_source=Rede+O+Gerente&utm_campaign=175b5c8958-Recursos_E_Humanos_16_04_2014&utm_medium=email&utm_term=0_651183821a-175b5c8958-106172596

Nenhum comentário:

Postar um comentário