quarta-feira, 26 de março de 2014

A determinação vai mudar a sua vida!

determinacao-metas
Você já parou para pensar sobre como funciona o cérebro humano e a imensidão de informações e conceitos que adquirimos desde o início da vida?
Enquanto bebês, aprendemos através de estímulos e resultados assertivos de que quando choramos, podemos trazer para perto aquela mulher amada, que nos dará leite, saciando aquela que é nossa maior ambição de vida … até então.
Quando aprendemos a sinalizar e falar, passamos para uma nova fase, a argumentação. Dizemos aquilo que julgamos necessário para conseguir o queremos. Seja um brinquedo, assistir a um desenho, ir ao zoológico e por aí vai. Nestas ocasiões, começamos a lidar com as negações, as limitações e os desapontamentos. Nessa fase, já estamos acumulando uma séria de programações que ficam armazenadas em nossa memória para o resto de nossas vidas.
“Mãe, me dá um vídeo game novo?”
“Claro que não menino. Você acha que eu tenho pé de dinheiro? Tem que trabalhar muito para conseguir viver com o mínimo. As coisas não são fáceis não. Você precisa aceitar que você não pode ter tudo o que você quer, bem na hora que você quer.”
Percebeu a quantidade de informação que você, ainda criança, recebeu. Lembro que todos nós passamos por situações assim, várias e várias vezes. É o suficiente para a mensagem “penetrar” e não sair mais. Quando estamos estudando, repetimos exercícios de matemática, repassamos o livro de geográfica várias vezes e dessa forma, decoramos e a mensagem permanece, correto? Mesmo que seja remotamente. Assim também funciona com as mensagens que recebemos repetitivamente dia após dia.
Os anos passam, nos tornamos adolescentes e essa é a fase onde mais somos contrariados. Queremos exploram o mundo, conhecer lugares, adquirir coisas e viver experiência das quais nossos pais, professores ou responsáveis não concordam. Nosso cérebro vai sendo diariamente programado a aceitar que não podemos ou não devemos ter aquilo que desejamos.
Quando nos tornamos adultos, vamos supor que aos 20 anos, já vivemos cerca de 7300 dias de negações, experiências e mensagens que limitam as nossas expectativas e é aí que começa a maior aceitação de que é aquela a vida que merecemos.
Você quer aproveitar o carnaval em uma mega festa, mas aceita passar em uma cidade próxima à sua e com recursos limitados.
Você deseja comprar um carro de luxo, mas acredita que não será capaz de honrar suas contas básicas se resolver adquirir o bem.
Você quer passar um ano viajando pelo mundo, mas entende que é melhor ter os pés no chão e estudar para aquele tão sonhado (pelos pais) concurso público, que lhe trará estabilidade e segurança.
Você deseja frequentar bons restaurantes, ter um iate de 32 pés, um helicóptero, motorista, uma mansão e uma casa de campo, ser extremamente rico, mas desiste no mesmo momento ao se lembrar de que: dinheiro não nasce em árvore, que você não pode ter o que quiser no momento em que quiser, que as pessoas que ficaram muito ricas ou tiveram sorte ou são desonestas. Pronto, seus sonhos foram assassinados.
Todas as vezes que você fantasia uma vida melhor, com mais dinheiro, com mais sucesso, mais festas, mais experiências, você recebe uma carga de mensagens do seu cérebro, relembrando-o de que você não pode ter aquilo, que seria preciso um trabalho que você infelizmente não teve a oportunidade de ter, que toda pessoa rica é ruim, que as coisas não são fáceis e que você precisa se focar naquilo que tem e agradecer. Há também aquelas situações onde você é chamado de sonhador, de imaturo,
Ah, como é triste ver tantas pessoas se entregando a estas limitações psicológicas. Oportunidades de ouro são jogadas no lixo se você aceitar que existem limitações para sua vida. Não permita que isso aconteça.
Algo muito importante que aprendi é que devemos primeiro sonhar e depois seguir três passos básicos:
  • Eleve seus padrões. Se você quer jantar em um restaurante chique ao menos uma vez por semana, faça isso.
  • Quebre os fatores limitantes. Se você acha que não pode fazer isso porque precisa ganhar mais dinheiro, ganhe. Nesse momento, você deve estar trazendo à tona novamente uma daquelas mensagens limitadoras que adquiriu enquanto criança. Então entra o terceiro passo.
  • Mude a estratégia. Você tem feito a mesma coisa a vida inteira e mesmo assim não atinge o objetivo que levará você a viver a vida de seus sonhos? Então você está fazendo errado. Mude de trabalho, adquira informação, saia na frente e ganhe mais dinheiro.
Ah Augusto, mas é fácil falar. Sim, realmente é muito fácil falar. Ficará mais fácil se você também falar. Fale para si mesmo, fale em voz alta, escreva, grite aos quatro cantos: “Eu posso. Eu sou dono do meu destino. Eu vou realizar os meus objetivos. Eu vou viver como sempre sonhei”.
A primeira coisa a aprender é que você é capaz de fazer aquilo que programa sua mente a aceitar. Se você programa a sua cabeça a entender que você é capaz de traçar uma estratégia e a seguir tenazmente, você certamente atingirá o sucesso.
Isso é chamado de Programação Neurolinguística. Existem centenas de livros que falam sobre o assunto, dezenas que valem a pena ler e alguns poucos que certamente mudarão a sua vida.
Lembre sempre que muitas pessoas já revolucionaram as suas vidas simplesmente determinando o que elas queriam para si próprias.
Um sonho é apenas um sonho. Um sonho com data é uma meta. Mas quantas metas você nunca cumpriu? Quantas metas profissionais e pessoais foram esquecidas e abandonadas com o tempo, com a troca de trabalho, com a busca de algo que você não tem exata certeza do que é, mas sabe que quer? A diferença é que sonho é sonho, meta é um sonho com data e que eventualmente pode ser descumprido, porém comprometimento é a palavra que você precisa se apegar.
Não sonhe, coloque uma meta. Não coloque apenas uma meta, se comprometa. Quando você se comprometer a realizar os seus desejos, você verá claramente os caminhos que precisa trilhar, as estratégias, as relações, as decisões e as mudanças que precisa fazer.
Então, você está comprometido? Programe-se.
Fonte http://recursosehumanos.com.br/artigo/determinacao-metas/?utm_source=Rede+O+Gerente&utm_campaign=c3ab8161e1-Recursos_E_Humanos_12_03_2014&utm_medium=email&utm_term=0_651183821a-c3ab8161e1-106172596

Nenhum comentário:

Postar um comentário