sexta-feira, 27 de setembro de 2013

Emergindo de um mar de bons líderes

Muitos dos líderes com quem trabalho são considerados de “alto potencial” para alcançar níveis mais elevados dentro de suas organizações. Eles são todos muito inteligentes.
Isso é um problema para quem já ganhou certo prestígio em uma organização por causa do que eles sabem, mas que não é o suficiente para se destacar da multidão. Olhe ao redor e perceba que seus colegas, todos competindo por um número reduzido de cargos de nível executivo sênior na empresa, são inteligentes também.
Todas estas pessoas inteligentes são reconhecidas e apreciadas pelo que elas sabem, exatamente como você. A elas são dadas oportunidades de desenvolvimento, trabalho desafiador para melhorar suas habilidades e recursos para prepará-los para o que está por vir na carreira. Assim como você.
Se você é tão inteligente como todos os outros, como você vai diferenciar-se em um mar de líderes inteligentes?
Você apostou sua carreira em seu brilho. Assim o fez todo mundo na “piscina” de alto potencial. Então agora é hora de se destacar e ser diferente de todos os outros líderes inteligentes. Você precisa dar aos tomadores de decisões (aqueles que são responsáveis pelo próximo passo na sua carreira) alguma coisa para notar. Eles estão te observando. Comece a se preparar para a próxima promoção por:

Observar os alto executivos

Quais os comportamentos que os líderes que você admira exibem na sua empresa? Eles podem ser bons em influenciar os outros. Eles podem até mesmo serem inspiradores. Eles podem ser muito bons em articular uma visão. Eles provavelmente são dignos de confiança, pois fazem o que dizem que vão fazer. Eles são ímãs de talentos. Observe-os. O que eles estão fazendo, que você não está? Como você pode incorporar os tipos de comportamentos que você vê que irá separá-lo dos outros líderes inteligentes na sua organização?

Ser intencional sobre o seu comportamento

Você não pode mais agir pelos seus instintos e sentimentos. Para se destacar, você precisa definir algumas metas e fazer um plano para seus novos comportamentos. Reserve algum tempo para pensar e escrever o seu plano (porque o que é escrito tem uma melhor chance de ser feito). Imagine o que os outros vão ver que você está fazendo quando você está influenciando, sendo inspirador e visionário, etc.

Agir e falar como se já tivesse chegado lá

Simplesmente observar os executivos que você admira e escrever um plano é um grande começo, mas é preciso fazer mais. Você tem que decidir o que você gostaria de tentar e, em seguida, fazê-lo. Seja corajoso, assuma alguns riscos e esteja disposto a permitir que outros o vejam como o líder que você é totalmente capaz de ser. Aja como se você já estivesse lá (cuidado, não vá longe demais ou os outros podem vê-lo como arrogante).

Obter feedback

Todos nós temos pontos cegos. Você pode pensar que está fazendo maravilhas, mas outros veem lacunas na sua liderança mais facilmente do que você. Com um pouco de humildade e coragem, compartilhe o seu plano e peça feedback dos stakeholders próximos de você. Obter feedback é um dos pilares da melhoria para se tornar um grande líder. O que está funcionando? Continue fazendo isso. O que não está? Ajuste ou deixe de fazê-lo. Continue praticando.
Dê aos tomadores de decisão da promoção alguma coisa para falar. Enquanto seus colegas estão descansando em seus conhecimentos, é hora de intensificar suas ações para ser visto como o próximo alto executivo da empresa. A promoção não vai acontecer sozinha, você precisa começar a trabalhar nela.
Autora: Mary Jo Asmus

Nenhum comentário:

Postar um comentário