sábado, 31 de agosto de 2013

A Sintaxe dos Cinco Sensos

Há pouco tempo, fui convidado para fazer uma palestra de 2 horas-aula na Aliança Metalúrgica S/A – uma das mais antigas e prestigiadas empresas do Brasil – sediada no Bairro do Jaçanã, em São Paulo. Direcionada ao pessoal-chave da Empresa, a palestra deu uma visão abrangente das técnicas do Método Cinco Sensos. Trata-se de uma metodologia imprescindível para construir e manter os eixos de produtividade e qualidade em uma empresa. Tem por objetivo principal reeducar os funcionários em prol da excelência empresarial. Para minha satisfação pessoal e profissional, a receptividade foi atingida e, posteriormente, as práticas foram realizadas. É importante registrar aqui um pouco de compreensão em sua sintaxe. – É como já escrevia o poeta Augusto Frederico Schmidt: “Eu te direi as grandes palavras, aquelas que se conjugam com as grandes verdades; e saem do sentimento mais fundo, como os animais marinhos das águas lúcidas”.
Como já se sabe, a globalização (sempre ela daqui para a frente em nossas vidas) pode nos instalar em um mundo indesejável, dominado pela lógica especulativa, o esquecimento do ser humano concreto, o desprezo pelo capital social, a destruição da ordem internacional e a consagração do capitalismo autoritário como forma despojada de segurança, sem necessidade de maiores explicações. Entretanto, o desafio está aí. O Pão de Açúcar não vai sair lá do Rio de Janeiro! – Como podemos reverter as tendências negativas da globalização em tendências favoráveis? – Podemos aproveitar as oportunidades dessa globalização para criar crescimento, prosperidade  e justiça social? – Acredito que sim, por mais difícil que seja o esforço. A pobreza não cria mercado; o melhor investimento é acabar com ela.
A sistematização do Método Cinco Sensos ensina como fazer a pobreza sumir, pois o Método ajuda – e muito – a fazer sumir os riscos ocupacionais e ambientais, responsáveis por tanta indigência material e mental. É básico que se trabalhe, de maneira eficaz, na redução dos desperdícios em todas as nossas atividades.
Mas, o que vem a ser Senso? – Senso é algo que sai de dentro para fora do ser humano. – É quase o mesmo que bom-senso; melhor dizendo: é a cabeça para pensar, o coração para sentir e as mãos para fazer. Implica em mudanças de hábitos e de assimilação de novos paradigmas, pois é preciso combater os desperdícios. Só o que se desperdiça de alimentos no Brasil daria para alimentar cerca de 20 milhões de brasileiros que ainda passam fome. O Brasil desperdiça, por ano, alimentos no valor de US$ 9 bilhões; quase 25% da água pronta para consumo é desperdiçada com vazamentos e má utilização; nas construções civis perde-se 1/3 do material comprado e, em nossas casas, desperdiçamos 20% dos alimentos que compramos nas feiras e nos supermercados, conforme dados do IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Vivemos melhor em um ambiente econômico, organizado e limpo. Entretanto, é preciso fazer com que “as grandes palavras – aquelas que se conjugam com as grandes verdades” do poeta Schmidt – fiquem gravadas, indelevelmente, no disco rígido de nossas mentes!

Nenhum comentário:

Postar um comentário