sexta-feira, 28 de junho de 2013

Como criar uma cultura excepcional

Como você descreveria a cultura organizacional excepcional, de seus sonhos? Quais são seus elementos essenciais? Como as pessoas tratam umas às outras? Quais são os valores fundamentais que brilham todos os dias? Se você pudesse escutar os membros de sua equipe descrevendo seu local de trabalho em uma reunião de família ou evento social, o que você espera que eles dissessem?
Nós muitas vezes conduzimos exercícios como este durante retiros de planejamento executivo. Vamos, então, reunir todas as descrições e agrupá-las nos temas-chave. Esta colagem torna-se uma “fotografia do nosso futuro preferido” e fornece um contínuo e energizante ponto focal para a definição de valores fundamentais, identificando comportamentos desejados e indesejados em toda a organização, alinhando os sistemas e processos e focando os imperativos estratégicos.
Este mês a Harvard Business Review apresenta uma pesquisa por Rob Goffee, professor emérito de comportamento organizacional na London Business School, e Gareth Jones, um professor visitante na IE Business School, em Madri. Seu trabalho evoluiu a partir de três anos de pesquisa sobre autenticidade e liderança eficaz. Isso os levou a procurar o que cria as condições locais de trabalho mais autênticas. Chamam isso de “a organização dos seus sonhos.”
Em “Criando a Melhor Empresa para Trabalhar na Terra”, Goffee e Jones relatam que “Encontraram seis imperativos comuns. Juntos, eles descrevem uma organização que opera em todo o seu potencial, permitindo que as pessoas façam o seu melhor trabalho… em poucas palavras, é uma empresa onde as diferenças individuais são alimentadas; informações não são suprimidas ou fornecidas em partes, a empresa agrega valor aos empregados, ao invés de simplesmente extraí-lo, a organização representa algo significativo, o trabalho em si é intrinsecamente gratificante; e não há regras estúpidas “
Os seis elementos essenciais que eles descobriram são:
  1. Deixe as pessoas serem elas mesmas;
  2. Libere o fluxo de informações;
  3. Amplie os pontos fortes das pessoas;
  4. Defenda mais do que apenas o interesse do acionista;
  5. Mostre como o trabalho diário faz sentido;
  6. Tenha regras nas quais as pessoas possam acreditar.
Tendo em conta todo o nosso trabalho com Zenger Folkman e nosso sistema de desenvolvimento de liderança baseada em pontos fortes, não é surpreendente ver que a ampliação dos pontos fortes das pessoas é essencial para a construção de uma cultura extraordinária. Está no subtítulo do último livro de Zenger, “How to Be Exceptional: Drive Leadership Success by Magnifying Your Strengths.”.
Goffee e Jones também relatam sobre uma pesquisa mostrando que os funcionários altamente engajados são 50% mais propensos a superar as expectativas do que os menos engajados. As empresas com equipes altamente engajadas têm 54% maior retenção de funcionários, 89% mais de satisfação do cliente, e quatro vezes o crescimento do lucro. Nossa pesquisa mostra diferenças nítidas em muitos casos.
Vimos também que ajudar os líderes a descobrir e ampliar o 3-5 pontos fortes naturais que os outros veem neles significa mover a sua eficácia de bom a ótimo (o top 10% dos líderes em nossa base de dados global). Esses líderes criam as equipes dos sonhos e culturas extraordinárias.
Autor: Jim Clemmer

Nenhum comentário:

Postar um comentário