Nós muitas vezes conduzimos exercícios como este durante retiros de planejamento executivo. Vamos, então, reunir todas as descrições e agrupá-las nos temas-chave. Esta colagem torna-se uma “fotografia do nosso futuro preferido” e fornece um contínuo e energizante ponto focal para a definição de valores fundamentais, identificando comportamentos desejados e indesejados em toda a organização, alinhando os sistemas e processos e focando os imperativos estratégicos.
Este mês a Harvard Business Review apresenta uma pesquisa por Rob Goffee, professor emérito de comportamento organizacional na London Business School, e Gareth Jones, um professor visitante na IE Business School, em Madri. Seu trabalho evoluiu a partir de três anos de pesquisa sobre autenticidade e liderança eficaz. Isso os levou a procurar o que cria as condições locais de trabalho mais autênticas. Chamam isso de “a organização dos seus sonhos.”
Em “Criando a Melhor Empresa para Trabalhar na Terra”, Goffee e Jones relatam que “Encontraram seis imperativos comuns. Juntos, eles descrevem uma organização que opera em todo o seu potencial, permitindo que as pessoas façam o seu melhor trabalho… em poucas palavras, é uma empresa onde as diferenças individuais são alimentadas; informações não são suprimidas ou fornecidas em partes, a empresa agrega valor aos empregados, ao invés de simplesmente extraí-lo, a organização representa algo significativo, o trabalho em si é intrinsecamente gratificante; e não há regras estúpidas “
Os seis elementos essenciais que eles descobriram são:
- Deixe as pessoas serem elas mesmas;
- Libere o fluxo de informações;
- Amplie os pontos fortes das pessoas;
- Defenda mais do que apenas o interesse do acionista;
- Mostre como o trabalho diário faz sentido;
- Tenha regras nas quais as pessoas possam acreditar.
Tendo em conta todo o nosso trabalho com Zenger Folkman e nosso sistema de desenvolvimento de liderança baseada em pontos fortes, não é surpreendente ver que a ampliação dos pontos fortes das pessoas é essencial para a construção de uma cultura extraordinária. Está no subtítulo do último livro de Zenger, “How to Be Exceptional: Drive Leadership Success by Magnifying Your Strengths.”.
Goffee e Jones também relatam sobre uma pesquisa mostrando que os funcionários altamente engajados são 50% mais propensos a superar as expectativas do que os menos engajados. As empresas com equipes altamente engajadas têm 54% maior retenção de funcionários, 89% mais de satisfação do cliente, e quatro vezes o crescimento do lucro. Nossa pesquisa mostra diferenças nítidas em muitos casos.
Vimos também que ajudar os líderes a descobrir e ampliar o 3-5 pontos fortes naturais que os outros veem neles significa mover a sua eficácia de bom a ótimo (o top 10% dos líderes em nossa base de dados global). Esses líderes criam as equipes dos sonhos e culturas extraordinárias.
Autor: Jim Clemmer
Nenhum comentário:
Postar um comentário