quinta-feira, 30 de maio de 2013

Lições de liderança do melhor chefe que já tive


Entrei no restaurante cinco minutos mais cedo para a nossa reserva de 18:30. Ele estava esperando para me cumprimentar no bar. Eu não pude deixar de sorrir. Eu nunca mais esqueci a lição de vendas: “aparecer no horário exato significa que você está cinco minutos atrasado.” Ele sempre estava adiantado cinco minutos.
À medida que íamos para a mesa, certamente senti como nos velhos tempos. Depois de trabalhar juntos por mais de uma década, nós tínhamos algumas ótimas conversas de jantar e foi bom se reconectar. Ele tinha sido um mentor, amigo e de longe o melhor chefe que eu já tive. Jantar com ele era sempre uma ocasião especial e eu costumo refletir sobre a noite por muito tempo depois que termina. O grande insight pode vir em um breve momento, mas sempre esteve presente. Muitas das lições que aprendi com ele, são princípios fundamentais que ainda hoje pratico. Trabalhar para ele foi uma experiência de mudança de vida.
Se você já trabalhou para um líder extraordinário, tenho certeza que você poderá confirmar. Os melhores líderes são conscientes do impacto que têm sobre as pessoas e reconhecem que a liderança trata de ajudar as pessoas a se tornarem o melhor de si mesmas. Liderança não é um emprego. A liderança é uma responsabilidade.
O que torna um líder extraordinário? Eu vou oferecer nove lições de liderança da cartilha de meu melhor chefe. Isto é o que eu amei sobre trabalhar para ele:

1. Ele tinha visão

Ele era orientado para o futuro. Ele poderia articular claramente para onde estávamos indo e como estávamos evoluindo para lá chegar. Sua confiança e otimismo sobre o nosso sucesso futuro era contagiante. Eu constantemente aproveitava sua visão como fonte de inspiração para a nossa organização de vendas. Eu ainda sinto falta sua atualização semanal de notícias nas sextas-feiras.

2. Ele esteva presente com presença

Ele contribuía com o trabalho. Feiras. Apresentações a clientes. Visitas ao escritório. Seu impacto era sentido diariamente por toda a organização, e ele estava sempre disposto a dar mais. Um telefonema a um funcionário que fez uma grande contribuição. Uma nota manuscrita para acolher um novo cliente. Um almoço e aprender com a equipe durante uma visita ao escritório. Ele se preocupava com a cultura da empresa que ele estava liderando e trabalhou incansavelmente para continuar a fazer disso nossa vantagem competitiva.

3. Ele me colocou em uma posição para ter sucesso

Ele queria entender como poderia me ajudar a ter sucesso. Ele iria trabalhar comigo para eliminar as barreiras que poderiam inibir o sucesso. Ele criou a oportunidade para me ajudar a contribuir mais para o negócio. Eu me senti fortalecido no meu trabalho e foi dada a autonomia para fazer a minha própria contribuição significativa e marca no negócio. Ele foi generoso com o reconhecimento quando foi justificado. Houve uma incrível sensação de orgulho e de pertencimento em nossa organização entre os melhores funcionários.

4. Ele estava investindo em mim

Ele foi um catalisador para o meu aprendizado e desenvolvimento contínuo. O que ele não poderia oferecer, ele me incentivou a procurar por conta própria. Ele estava sempre interessado no meu futuro, e fez com que estivéssemos alinhados em apoio dos meus objetivos. Ele é um dos melhores ouvintes que eu já conheci – mas ele não parou por aí. Ele iria acompanhar e dar seguimento. Ele nunca fez promessas que não cumpriu e as conversas que levaram a um compromisso sempre foram apoiadas por uma ação. Sempre.

5. Ele era meu amigo

o seu investimento em mim foi muito além do escritório. Ele cuidou de mim como pessoa e me ajudou a entender que uma vida bem vivida é mais sobre o que aconteceu do lado de fora do escritório do que o que aconteceu durante o horário comercial. Eu nunca vou esquecer o dia que ele me convidou para passar o feriado com sua família. Eu duvido que ele se lembre, já que isso aconteceu a partir de uma rápida conversa telefônica informal, sem qualquer pensamento ou planejamento preventivo, mas eu não esqueci. A amizade transcendeu negócios e serviu para reforçar meu compromisso com ele como meu CEO. Como você acha que eu reagiria se ele precisasse de um pouco mais de mim para fechar o trimestre?

6. Ele teria me demitido por um baixo desempenho

Nossa amizade nunca interferiu com a obrigação para com os negócios. Ele foi muito claro em suas expectativas de desempenho e sincero ao avaliar a minha contribuição em uma base consistente. Sua clareza significava que eu sempre sabia exatamente o que era esperado de mim. Se eu não pudesse entregar o meu número de vendas, ele seria obrigado a encontrar um executivo de vendas com o talento para bater a meta de desempenho. Isso não era pessoal. Era trabalho e eu respeitei isso profundamente.

7. Ele respeitava minha opinião mesmo quando era diferente da sua

Nem sempre concordávamos e ele era muito aberto a minha perspectiva. Conforme eu amadurecia na minha função, eu adquiria confiança em expressar minha opinião, e, ocasionalmente, eu poderia ser agressivo ao tomar um ponto de vista oposto sobre as decisões críticas de negócios. Eu realmente acho que ele gostava do debate e de defender sua própria posição com convicção. Também ficou claro que ele queria o meu apoio inequívoco nas decisões fundamentais, mesmo que as decisões não fossem consistentes com a minha opinião (desde que elas fossem consistentes com os meus valores).

8. Ele conseguia admitir quando ele estava errado

Sua mistura única de confiança e humildade trouxe-lhe apoio em tempos de adversidade e desafio. Ele cometeu erros. Todos nós cometemos. Ele podia admitir quando estava errado. Estar aberto sobre os nossos erros foi fundamental para convidar mais ideias e construir um negócio melhor. Ninguém era colocado na guilhotina por cometer um erro. Nós todos cometemos erros e, como resultado, aprendemos e crescemos com eles. Ele era um verdadeiro líder colaborativo.

9. Ele foi com tudo

Ele liderava pelo exemplo e foi abundantemente claro para todos que o negócio era o trabalho de sua vida. Seu compromisso com o sucesso era menos sobre ele e muito mais sobre a criação de algo único, especial e sustentável para as pessoas que estavam investindo seu tempo e talento para a organização. Sim, ele queria ganhar. Eu acredito que ele queria ganhar mais a serviço dos outros do que por aquilo que isso significava para ele pessoalmente. Sua abordagem altruísta para a liderança ganhou seguidores incrivelmente leais e é a principal razão pela qual eu fiquei com a organização por muito mais tempo do que eu havia planejado. Eu queria trabalhar para ele.
O telefonema oferecendo a minha demissão foi uma das chamadas mais difíceis que já fiz. Eu não queria desapontá-lo, mas era o momento para mim. Nós abordamos esse assunto algumas vezes no passado. Fiquei tentado por uma oferta ou duas em nossa jornada juntos e ele sempre fez um caso forte o suficiente para me convencer a ficar. No entanto, a última vez foi diferente. Ele reconheceu a minha disponibilidade e o tempo estava certo. Líderes não seguram as pessoas. Eles as preparam para o que está por vir no trabalho e na vida. Eu não estaria onde estou hoje sem a sua contribuição.
Obrigado, John, por tudo. Da próxima vez o jantar é por minha conta.
Autor: Ryan Estis

Nenhum comentário:

Postar um comentário