segunda-feira, 29 de abril de 2013

Sucesso depende de consistência



Um dos graves problemas para que uma carreira, empresa ou negócio não dê certo é a falta de consistência. Sabe aquele restaurante que você elogia num dia, mas, no outro, a comida está fria e o garçom mal-humorado? Ou, como aquela loja que na primeira compra do cliente entrega no prazo, porém, na segunda, além de atrasada, o produto chega avariado? Isso é falta de consistência, da empresa e do garçom.
Na carreira, acontece a mesma coisa. Uma semana o colaborador arrebenta a boca do balão, dá resultados excelentes, entretanto, na próxima ele se torna mediano, cabisbaixo, sem vida, reclamando de tudo, tratando todo mundo mal porque está com problemas pessoais. Todos têm problemas a resolver, no entanto, a pior maneira de solucioná-los é sendo inconsistente, seja como colaborador ou empresário.
Provavelmente você já viveu alguma situação como essas, em que esperava determinadocomportamento, mas, foi surpreendido com outro, bem disforme daquilo que viu antes. E, claro, possivelmente também já tenha se comportado diferente da maneira como os outros esperavam que se comportasse. Eis aí um dos grandes vilões do sucessoa falta de consistência.
Nosso trabalho, nossa empresa, nossa relação precisa ser consistente. Viver num sobe e desce não ajuda ninguém a ser promovido, elogiado, reconhecido, amado, admirado, afinal, as pessoas não sabem se este dia é aquele no qual seremos formidáveis, ou é aquele em que estaremos nos arrastando para cumprir os compromissos. No fim, elas não sabem se podem contar conosco hoje.
Tenho visto centenas de profissionais perdendo emprego e promoções por não manterem um padrão no serviço que fazem, e, da mesma maneira, milhares de empresas quebrando porque num dia o vendedor sorri e no outro faz cara feia para o cliente, num dia o garçom é zeloso, educado, mas no outro derruba suco no vestido da cliente, num dia a recepcionista diz bom dia e no outro sequer levanta o semblante para ver quem chegou, num dia a telefonista fala o nome da empresa, todavia, no outro, diz alô.
Seja consistente no seu trabalho, na empresa em que é dono e em todos os seus negócios. Procure manter padrões saudáveis de conduta profissional e de atendimento ao cliente. Quando ele pensar que está bom, você o surpreende com uma taça de vinho ou um cappuccino, e, claro, com qualidade nos produtos e serviços.
Como colaborador, também mantenha regularidade nas suas tarefas, e, quando seu chefe imaginar que você é bom, surpreenda-o fazendo mais do que o combinado. Não diminua sua produtividade, agilidade, suas vendas pelo fato de estar descontente com alguma coisa na empresa. Se estiver com algum problema em relação à empresa, colegas, chefe, vá falar com eles. Se a questão for financeira, reduzir seu potencial não aumenta seu salário. A única saída é tendo um diálogo aberto com seus superiores, e, acredite: se ainda não tem um bom salário, geralmente a culpa não é da empresa ou do seu chefe. Trabalhar bastante pode não significar contracheque alto. O que dá direito a mais dígitos no contracheque, justo ou não, é você fazer coisas que coloquem mais dígitos nos lucros da empresa.
Dessa maneira, toda vez que o cliente pensar em comprar, vai ser de você, e, toda vez que seu chefe precisar promover alguém, é de você que ele vai lembrar.
Grande abraço, fique com Deus, sucesso e felicidades sempre.

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