terça-feira, 30 de abril de 2013

Órfão do MSN Messenger? Veja como dar os primeiros passos no Skype


Serviço de comunicação da Microsoft que substitui MSN Messenger a partir desta terça-feira (30) permite bater papo, fazer chamadas em vídeo e mandar SMS; Saiba como usar



MSN Messenger deixará de funcionar para todos os usuários a partir desta terça-feira (30) e quem quer continuar conversando com os amigos cadastrados no serviço deve migrar para o Skype. O serviço permite bater papo por texto, como os usuários do MSN Messenger já estavam acostumados, mas também fazer chamadas de vídeo, até em grupo, ligar para telefones fixos e celulares e enviar mensagem de texto (SMS).
Vale lembrar que, para importar os contatos do MSN Messenger, é preciso fazer login com a sua conta da Microsoft ou integrá-la com uma conta de Skype já existente . Para ajudar quem ainda não tem tanta familiaridade com o Skype, veja como dar os primeiros passos no serviço (o iG usou o Skype para Windows na versão mais recente até o momento, a 6.3.0.105, para fazer este tutorial):
Organizando a casa
A primeira coisa que o novo usuário do Skype deve fazer é organizar sua tela inicial. Na barra lateral da esquerda, o internauta verá sua lista de contatos, que incluirá os amigos do MSN Messenger, do Skype e Facebook (se houver). Para organizar as listas de contato, o usuário deve acessar o menu “Contatos”, no topo do aplicativo, selecionar “Lista de contatos” e escolher se quer ver todos os contatos ou somente os de uma rede específica.
Altere seu perfil para incluir sua foto preferida ou mensagem que expresse seu humor do dia. Foto: Reprodução
1/6
Há também a opção de ver somente os contatos que estão online. Para isso, o usuário deve acessar o menu “Contatos” e depois selecionar “Ocultar contatos offline”. Esta ação já deixará a lista de contatos mais limpa, o que facilita a localização dos amigos.
Para quem gosta de misturar contatos de diferentes redes num mesmo conjunto, como “Trabalho”, também há a opção de criar um grupo no Skype. Para isso, basta acessar “Contatos” e clicar em ”Criar novo grupo”. Basta arrastar os contatos da lista da esquerda para a página em branco à direita para adicionar pessoas ao novo grupo.
No espaço à direita, o Skype mostra para os usuários as novidades em sua rede de contatos, algo muito parecido com a última versão do MSN Messenger. O Skype também mostra no topo da página os contatos com quem o usuário teve mais conversas recentemente, o que ajuda a fazer uma ligação com rapidez.
Perfil
Assim no MSN Messenger, o usuário pode cadastrar uma imagem de perfil e também publicar frases que serão compartilhadas com seus contatos do Skype. Para isso, é preciso clicar sobre o menu “Skype” e, depois, em “Alterar meu perfil”.
Por meio desta página, o internauta pode cadastrar uma nova foto, que pode ser enviada ou tirada por meio da webcam, cadastrar uma mensagem de humor, além de seu número de telefone fixo e celular. Os dados ficam acessíveis para todos os contatos adicionados.
No menu “Skype” também é possível definir seu status no Skype, como Disponível, Ocupado, Ausente ou mesmo ficar Invisível para os amigos. O serviço permite também optar por um status diferente para os contatos do Facebook. Ele pode ser definido como “Igual ao Skype” ou “Offline”.
Como adicionar contatos
No menu “Contatos”, o usuário pode adicionar amigos se souber o contato do Skype ou o número de telefone. Na primeira opção, é preciso usar a ferramenta de busca e digitar o nome de usuário do amigo para encontrá-lo e, depois, adicioná-lo a lista de amigos. Na segunda opção, o usuário cadastra o nome e o número de telefone do amigo. Contudo, as chamadas realizadas com este contato serão sempre de Skype para um telefone comum.
Como bater papo com amigos
Para usar o Skype da mesma forma como o MSN Messenger, ou seja, para enviar mensagens instantâneas, basta que o usuário clique sobre o nome do contato. No lugar dos feeds de redes sociais, ele verá uma página em branco com um campo para digitar sua mensagem na base do aplicativo. Digite sua mensagem e, em seguida, pressione o botão “Enviar”.
Assim como no MSN Messenger, o usuário pode enviar emoticons, símbolos divertidos que expressam emoções, por meio do Skype. O ícone sorridente ao lado do botão enviar deve ser pressionado para que o aplicativo revele as opções disponíveis. Clique sobre a imagem escolhida para que ela seja incluída em sua mensagem.
Como iniciar uma chamada de voz ou vídeo
O Skype também permite fazer chamadas em vídeo por meio do aplicativo, desde que o contato esteja online. Para isso, basta selecionar o nome do contato e pressionar o botão “Chamada com vídeo” ao lado das informações do contato. O aplicativo tentará contato com o usuário escolhido instantaneamente.
Dentro da interface de chamada em vídeo, o usuário poderá enviar arquivos para seu contato, adicionar outros usuários para uma videochamada em grupo e até mesmo acionar a ferramenta de bate papo para conversar com seu contato, caso o usuário não esteja ouvindo naquele momento.
Como fazer uma ligação para um telefone comum
O primeiro passo é ter créditos de Skype para realizar a ligação, o que é possível obter por meio do próprio aplicativo ou por meio do site do Skype. Depois, basta clicar no menu “Chamada” e depois em “Ligar para telefones”. O aplicativo mostrará um teclado alfanumérico igual ao de um telefone comum, no qual o usuário deve digitar o número. Ao lado, o usuário poderá ver as tarifas cobradas pela ligação.
Depois de digitar o número do telefone, o internauta também poderá optar por enviar uma mensagem de texto (SMS) em vez de fazer a ligação. Basta clicar sobre o ícone de celular à direita do botão da ligação. Nesta opção, o usuário será direcionado para uma outra página, onde poderá digitar sua mensagem de texto e enviá-la.

Nenhum comentário:

Postar um comentário