segunda-feira, 25 de março de 2013

Construa um GPS financeiro


A falta de dinheiro com frequência desestabiliza o ambiente familiar e sua tranquilidade.  Há até quem diga que “quando a falta de dinheiro entra pela porta, o amor sai pela janela”. O dinheiro é um recurso escasso, razão da necessidade de se saber como e quando gastá-lo.
Nem sempre agimos com racionalidade em relação ao dinheiro. Impulsos, fatores emocionais e psicológicos afetam nossas decisões. As vezes gastamos para manter as aparências ou imitar os outros e isso pode empurrar as famílias para uma espiral de dívidas e descontrole. É prudente vivermos de acordo com a nossa identidade financeira, respeitando o nosso próprio padrão de vida e evitando imitar o estilo de vida de outros, que não tem nada a ver com nossas possibilidades de renda no momento.
Planejamento é mais do que controlar o seu dinheiro. O primeiro passo para conquistar a tão sonhada independência financeira é aumentar a renda e planejar os gastos.
Planeje primeiro e realize depois. Um orçamento é como um plano de voo. Para que se faça um bom orçamento de receitas e despesas é necessário o envolvimento de todos os familiares na sua elaboração e execução. É impossível viver de improviso e ao mesmo tempo obter o máximo retorno financeiro.  O tempo perdido jamais volta. Planeje-se para realizar os seus sonhos e os sonhos de seus queridos. De preferência faça o seu planejamento por escrito, dando sequência às seguintes frases:
  • O meu sonho é…
  • O meu sonho custa…
  • Quanto devo guardar por mês?
  • Em quanto tempo realizarei?
Exercite a visão de curto, médio e longo prazo. Prepare-se para a terceira idade. Construa um patrimônio e um fundo de reservas financeiras e invista parte do que ganha para manter um padrão de vida digno no fim da vida. A partir da aposentadoria há uma grande possibilidade das despesas com a saúde serem crescentes e em contrapartida, a renda oriunda da previdência social ser decrescente.
Fuja da armadilha do “em suaves prestações”. A imensa maioria dos brasileiros ainda avalia que é mais importante a prestação caber no bolso do que a taxa de juros que é cobrada nas prestações a prazo. Também se acautele do conselho dos gerentes de bancos e financeiras. O que é bom para eles nem sempre é o melhor para você. Siga algumas das recomendações abaixo para evitar gastos desnecessários:
  • Deixe as grifes e marcas famosas para quem puder pagar.
  • Cuide com os pequenos gastos. Some tudo para ver aonde eles vão te levar.
  • Carregue o mínimo de dinheiro na carteira.
  • Deixe o talão de cheques em casa.
  • Não vá ao supermercado com fome (antes das refeições).
  • Se levar os filhos às compras, combine antes quanto podem gastar.
  • Avalie se o seu orçamento suporta, antes de fazer ou aceitar convites para jantar em restaurantes.
  • Verifique em casa quantas coisas inúteis já comprou e aprenda com os erros.
  • Evite o crédito fácil oferecido pelos bancos e lojas.
  • Adote uma postura crítica diante de anúncios e propagandas. Cada indivíduo deve decidir o que quer e não a propaganda.
Sem a bússola ou GPS de um plano e orçamento, o local de chegada será incerto. O caminho mais curto entre o sonho e a realidade arquitetada é seguir à risca um plano e um orçamento financeiro.
Autor: Marcos Luthero é Consultor, Coaching e Palestrante do Instituto Tecnológico de Negócios, nas áreas Financeira, Mercadológica, Planejamento Estratégico e Planos de Negócio. E-mail: itn@sinos.net. Novo Hamburgo – RS.
Fonte: http://ogerente.com.br/rede/economia-financas/construa-um-gps-financeiro?utm_source=Rede+O+Gerente&utm_campaign=e418de2c4f-Rede_O_Gerente_05_03_2013&utm_medium=email

Nenhum comentário:

Postar um comentário