segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

Quantidade de etanol na gasolina deve aumentar para 25% até abril


Com o aumento da mistura, a tendência é que o preço do combustível seja reduzido
A diretora-geral da ANP (Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustível), Magda Chambriard, anunciou que a quantidade de etanol na composição da gasolina vai subir de 20% para 25%, possivelmente entre março e abril.
Com o aumento da mistura, a tendência é que o preço do combustível seja reduzido. O Sindicom (Sindicato Nacional das Distribuidoras de Combustíveis e Lubrificantes) não soube informar qual seria a redução no preço.
Segundo a Unica (União da Indústria de Cana-de-Açúcar), a decisão deve ser anunciada o quanto antes para que os produtores possam planejar a próxima safra. A safra da cana tradicionalmente é encerrada em abril.
Segundo Chambriard, o aumento do etanol na gasolina vai depender da previsão da próxima safra. A Unica diz que os produtores estão prontos para atender a demanda.
Para Alísio Vaz, presidente do Sindicom, a medida não vai interferir na possibilidade de a Petrobras reajustar o preço da gasolina. “Uma questão não depende da outra. A maior quantidade de etanol só ajuda a reduzir as importações de gasolina.”
Em 2012, as importações do combustível dispararam, somando 3,78 bilhões de litros ou 70% a mais do que em 2011. O gasto foi de US$ 2,91 bilhões, ante US$ 1,6 bilhão no ano anterior.
O aumento do preço dos combustíveis é uma demanda da Petrobras, que não repassou aos consumidores os custos do produto importado e, assim, não pressionou ainda mais a inflação no ano passado, quando o índice de preços fechou em 5,8%, próximo do teto do governo, que é de 6,5%.
Fonte: http://www.transportabrasil.com.br/2013/01/quantidade-de-etanol-na-gasolina-deve-aumentar-para-25-ate-abril/

Nenhum comentário:

Postar um comentário