quarta-feira, 7 de novembro de 2012

5 dicas para lidar com dificuldades comuns no trabalho e evitar os tão temidos erros


Ter de lidar com clientes difíceis, conflitos com o gerente e falar em público são outros medos que atormentam esses profissionais

Esqueça os chefes assustadores ou colegas de trabalho problemáticos. Uma pesquisa da Accountemps, publicada no site Business News Daily, revela que o maior medo dos profissionais é cometer um erro no ambiente de trabalho.

Cerca de 30% dos trabalhadores afirmaram que se sentem inseguros com possíveis erros em suas atividades cotidianas. Para o presidente da Accountemps, Max Messmer, o medo do fracasso persegue muitos profissionais, mas eles também estimulam seu melhor desempenho. No entanto, ele adverte que esse medo deixa de ser natural e vira um problema quando começa a afetar a confiança do profissional.
O estudo também mostra que ter de lidar com clientes difíceis, conflitos com o gerente, falar em público e se desentender com os colegas de trabalho são outros medos que assombram os entrevistados. Apenas 3% deles afirmaram não ter nenhum medo no ambiente de trabalho.

Dicas


Ter medo também implica lidar com situações difíceis. Com isso, a Accountemps elaborou algumas dicas para saber lidar com algumas dificuldades comuns no ambiente de trabalho, confira:
Planeje sua rotina: fazer uma lista de suas atividades pendentes e prazos não acalmará ninguém, muito pelo contrário. Observar 20 páginas de itens não concluídos só te deixará mais ansioso e inseguro. Para melhorar essa lista, reorganize suas atividades de acordo com suas prioridades e responsabilidades.
Tire suas dúvidas: ao se deparar com um projeto desafiador ou novas responsabilidades, verifique com seu gestor (ou quem delegou essas atividades) o que é esperado de você. Tire todas suas dúvidas e peça ajuda se sentir alguma necessidade. Faça uma estratégia para superar suas limitações.
Peça ajuda a um amigo: não se limite a recorrer apenas ao gestor sobre dificuldades no trabalho. Peça a opinião de algum amigo ou confidente sobre problemas que você considera insolucionáveis.
Saiba agradecer: não importa se você é o ajudante ou quem recebe ajuda em alguma atividade, um sincero agradecimento pode construir um bom networking futuramente.
Seja proativo: ajude algum colega que esteja sobrecarregado. Os papéis poderão se inverter posteriormente.

Metodologia


A pesquisa foi realizada com mais de 420 profissionais (com idade superior a 18 anos) que trabalhavam em empresas nos Estados Unidos.

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