Prepare-se com antecedência para manter a calma na hora H
Na opinião de Sandra Paulo, diretora da consultoria em Recursos Humanos CulturaRH, o primeiro passo é conhecer, antecipadamente, um pouco mais sobre a contratante. “Alguns entrevistadores vão perguntar logo no início da conversa: O que você sabe sobre nossa empresa? O candidato deve, portanto, saber a posição da companhia no mercado em que ela atua e estar por dentro das últimas notícias.” Mas nada de vir com frases feitas, como se tivessem sido tiradas de um manual de boas respostas. “O entrevistador experiente percebe isso rapidamente, o que é muito ruim para o candidato.”
Apesar de a quantidade e o tipo de perguntas dependerem muito de quem está recrutando e também do perfil da vaga, normalmente os profissionais de RH formulam questões que têm como foco as competências e realizações do candidato, procurando descobrir quais são seus pontos fortes e quais aspectos ele ainda precisa desenvolver.
Durante a entrevista, os recrutadores também aplicam muito de sua habilidade de observação para analisar a postura, os gestos e a maneira de se expressar do candidato, para ver se ele está em linha com todos os requisitos da vaga, da empresa e do gestor. “É importantíssimo observar se o candidato, embora com todas as competências técnicas para assumir a posição, vai se adequar à cultura da empresa e do gestor da área”, explica Sandra.
Já o requisitante da vaga, como normalmente está mais preocupado em identificar se o candidato sabe fazer o trabalho, tende a fazer perguntas mais relacionadas às responsabilidades e competências técnicas. “Alguns são mais descontraídos e deixam o candidato mais à vontade, enquanto outros são mais diretos e querem saber, nos primeiros cinco minutos de conversa, se o candidato atende às suas necessidades para, então, dedicar mais tempo a ele”, diz Sandra. De qualquer forma, a recomendação é sempre para que o candidato procure ser o mais objetivo possível. “Muitas pessoas floreiam demais nas respostas e acabam perdendo o foco.”
Confira abaixo 10 perguntas comuns em uma entrevista:
1 - Fale-me um pouco sobre sua última atuação profissional.
2 - Por que você quer deixar sua empresa atual (ou Por que você saiu do último emprego?)
3 - Quais sãs seus planos de carreira?
4 - Quais as características que você considera fundamental para seu superior hierárquico?
5 - Cite uma situação difícil que você enfrentou no seu ambiente de trabalho e como resolveu.
6 - Cite uma ocasião em que você apresentou uma nova ideia e como ela foi recebida por todos.
7 - Quais são seus objetivos na nossa empresa?
8 - Quais são seus pontos fortes?
9 - Quais pontos você ainda precisa desenvolver melhor?
10 - Por que deveríamos contratar você para essa posição?
Seja qual for sua resposta – para essas ou qualquer outra questão, por mais embaraçosa que ela possa ser –, lembre-se de que a melhor fórmula para se dar bem em uma entrevista é ser sincero. “Mentir para conseguir aquela vaga desejada está longe de ser a solução”, defende Sandra. Para ela, o melhor cenário é ser honesto, consigo mesmo e com a empresa e, assim, conseguir a posição para a qual o profissional está realmente preparado para assumir ou se adaptar. “Existem profissionais adequados para certas empresas e existem empresas adequadas para certos profissionais.”
Créditos a aluna Alessandra Vasconcellos 2o. Adm
Nenhum comentário:
Postar um comentário