quinta-feira, 6 de setembro de 2012

O protagonista


Quando bem ditas e aplicáveis de forma a edificar ações, as palavras movem montanhas. Quanto mais energia você colocar em suas palavras, maior eficácia elas terão na realização das tarefas que se propõe a realizar. Mas tome todos os cuidados porque as palavras são teimosas, seguem rigorosos preceitos intencionais e podem voltar-se contra você mesmo. Detalhe importante, elas só obedecem:

A Voz do Coração

É aí nesse local precioso que mantemos um poderoso Software de Gestão de Vida, cujo conteúdo complexo e altamente versátil tem a capacidade de realizar grandes obras. Mas ele não qualifica as obras e nem as separa por nível de intenção, se para o bem, ou para o mal. Obedece aos comandos que recebe do cérebro do seu gestor, ou seja: Você.
Uma vez ditas, consciente ou inconscientemente, as palavras se espalham como rastilho de pólvora no ambiente de trabalho. E se soltas com ênfase, repetidas insistentemente e com carga deódio/maldade/objetivos negativos, inverdades ou mentiras deslavadas, acabam virando verdades, comprometendo o clima interno e criando

Péssimo ambiente para se trabalhar
Baixo aprendizado e as coisas ficam mais difíceis do que são

Péssimo lugar para o cliente comprar. Terreno fértil para se implantar a cultura do tanto faz como tanto fez, onde proliferam os Agentes Sadim*, versão andróide e antiprofissional dos Agentes Midas. Uns trabalham com bronze e se alimentam de iniqüidades, com o lado negativo das coisas. São antagonistas, adeptos do quanto pior, melhor.  Pré-julgam tudo. Os Midas mexem com ouro, se alimentam de justiça, acionam os pólos positivos e são protagonistas das coisas. Pensam positivamente e querem fazer o melhor sempre, independente das dificuldades.
Esta é uma metáfora para estudo e reflexão, não uma analise comportamental sua. Metaforicamente, em que onda você surfa com maior conforto no seu dia-a-dia de trabalho:

 Sadim ou  Midas?

Para efeito de estudo e aprofundamento do conceito, no seu entender, quais são as características e conseqüências das atitudes dos Agentes Sadim e Midas. Liste aí na sua agenda pessoal, sigilosamente, porque só interessa a você. Ajude a deflagrar uma guerra contra os possíveis Sadims camuflados na equipe.
Não uma dessas guerras mortais que não levam a nada, mas uma luta benéfica para transformá-los ou nos transformar em Midas, invertendo o gráfico aí ao lado em termos de energia e motivação. Graças ao empenho de todos, as metas estão sendo atingidas, mas as coisas poderiam ser mais leves e o convívio entre as pessoas, melhor.

Entre Midas,
o nível de confiança é maior.

Nenhum comentário:

Postar um comentário