quarta-feira, 29 de agosto de 2012

Escola técnica ajuda a conseguir emprego na área de trabalho

Fazer um curso técnico em uma Escola Técnica Estadual (Etec) contribui para conseguir emprego na área profissional escolhida. Relatório socioeconômico do Vestibulinho para o segundo semestre de 2012 elaborado pela Fundação de Apoio à Tecnologia (FAT), responsável pelos processos seletivos das unidades do Centro Paula Souza, aponta que 16% dos aprovados trabalhavam na mesma área do curso escolhido quando se inscreveram para o processo seletivo. Um ano depois de formados, 42% trabalhavam na área, segundo outro levantamento da instituição, feito em parceria com a Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe) e divulgado no início de agosto. Ou seja, 26% conseguiram emprego enquanto estudavam ou logo após se formarem. 

Outro dado do relatório aponta que 34% prestaram Vestibulinho para melhorar o desempenho profissional e 32% para facilitar a ascensão profissional.
Inclusão
O relatório indica ainda que as Etecs têm importante papel na inclusão social de estudantes no Estado. Quase 90% dos aprovados no processo seletivo vêm de famílias com renda inferior a cinco salários mínimos e 78% passaram toda a vida escolar em uma instituição pública.
Desde 2006, o Centro Paula Souza beneficia candidatos afrodescendentes com bônus de 3% nas notas e oriundos do ensino público com 10%. Se o candidato estiver nas duas situações, acumula 13%. No último Vestibulinho, 31,8% dos aprovados se declararam afrodescendentes.
O questionário no qual se baseia o Relatório Socioeconômico é de preenchimento facultativo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário