segunda-feira, 2 de julho de 2012

TAM e LAN concluem criação da LATAM


Fusão entre as empresas brasileira e chilena resultou na criação da maior companhia aérea da América Latina. Nomes LAN e TAM continuarão sendo utilizados normalmente em cada um dos países

Silas Colombo, repórter do Portal Transporta Brasil
A companhia aérea brasileira Tam e a chilena Lan concluíram nesta sexta-feira (22), com sucesso, o processo de troca de ações,, último passo para criar a fusão, dando origem a nova empresa Latam Airlines Group S.A, resultando na maior companhia aérea da América Latina com um valor de bolsa superior aos 12,5 bilhões de dólares.
Apesar da fusão, os nomes LAN e TAM continuarão a funcionar normalmente em cada um dos países. Cada companhia aérea mantém, ainda, seus centros de operação atuais: o da LAN em Santiago e o da TAM em São Paulo.
Os acionistas da Tam trocaram 99,9% de seus títulos por ações da Lan, com a proporção de 0,9 ações da Lan por cada uma da Tam. A porcentagem se refere às ações da Tam que participaram da oferta de troca e representam 95,6% do total dos títulos da companhia brasileira.
O vice-presidente executivo da Lan, Enrique Cueto, afirmou que a criação da nova companhia aérea “é uma oportunidade de levar a América do Sul ao mundo”. Enquanto isso, o vice-presidente da Tam, Maurício Rolim Amaro, indicou que a empresa vai oferecer novos destinos a seus clientes e gerar maior valor para os acionistas.
A nova companhia terá cerca de 150 destinos em 22 países e voos de carga a 169 cidades em 27 países. Em relação à estrutura corporativa, Rolim será o presidente do Conselho de Administração, enquanto o Cueto ficará responsável da Presidência Executiva da Latam.
A partir de agora, as ações da LAN serão entregues na forma de BDRs (Brazilian Depositary Receipts, recibos de empresas estrangeiras negociadas na Bovespa) no Brasil e ADRs (American Depositary Receipts, recibos das ações da brasileira na bolsa de Nova York) nos Estados Unidos.
A TAM anunciou, em 7 de maio deste ano, o fechamento do capital da empresa na Bovespa. A Oferta Pública de Ações (OPA).
A fusão sofreu vários contratempos por decorrência de monopólio em rotas aéreas apresentadas por outras companhias, principalmente relativas a rotas entre Chile e Brasil. Os tribunais permitiram a criação da aliança, mas impuseram uma série de medidas de mitigação.

Estrutura e negócios
As duas companhias projetam sinergias aproximadas de US$ 170 milhões a US$ 200 milhões para os primeiros 12 meses pós união, crescendo até um valor anual de US$ 600 milhões a US$ 700 milhões, que serão alcançadas totalmente durante o quarto ano, após concluída a associação.
O Latam Airlines Group também estima custos únicos associados à conclusão da transação e à concretização de sinergias de aproximadamente US$ 170 milhões a US$ 200 milhões, gerados, em sua maioria, nos primeiros 12 meses depois da união.
Programas de fidelidade
A partir de 27 de junho, a Latam informa que os membros dos programas de fidelidade Lanpass e TAM Fidelidade poderão acumular e trocar quilômetros/pontos em toda a rede da LAN e da TAM. Os associados das categorias superiores desses programas (Comodoro/Black e Premium Silver/Vermelho) somarão serviços preferenciais, com direito a um acompanhante, como acesso às salas VIP próprias de ambas as companhias, check-in e embarque preferencial nos aeroportos e priorização de bagagem, diz a Latam.

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