Calma, não vou fazer uma piada infame… o que há de comum é que todos usam checklists para garantir segurança e eficiência em suas operações.
O uso de checklists (listas de verificação) é um método simples, mas altamente eficiente de controlar a repetição e correção de processos. Eles servem como um resumo de todos os aspectos que devem ser avaliados em uma determinada operação. O objetivo não é detalhar cada processo, e sim servir como guia para o profissional.
Por mais experiente que seja o profissional, ele nunca deve depender de sua memória para seguir uma sequência de passos. Ao mesmo tempo, ele pode não querer carregar consigo um manual completo de procedimentos. A lista de verificação é o equilíbrio entre estes dois fatos, e garante de que não estão sendo usados “atalhos” no processo e que a empresa possui seus procedimentos sob controle.
Treinamento e Processos
Para que tragam resultados, os checklists devem estar vinculados com processos. Isoladamente, dificilmente cumprirão sua função de forma integral.
Por isto, o treinamento também é fundamental. O checklist não substitui o aprendizado do processo. Ele serve apenas como um “lembrete”, e como ferramenta de controle de qualidade. Se o profissional não sabe a forma correta de executar os procedimentos, os checklists podem inclusive levar a erros.
Tão simples que até seu chefe a entenderá
A simplicidade é regra básica para a criação de um checklist. A informação de cada item devem ser a mínima para que o profissional bem treinado consiga usá-la como referência para suas tarefas. A descrição de cada ponto de verificação deve ser o suficientemente curta para deixar a lista compacta, e o suficientemente detalhada para que o profissional saiba exatamente do que se trata.
Comece por atividade corriqueiras
Se sua organização ainda não implementou os checklists de forma ampla, tome os primeiros passos para provar sua eficácia. Por exemplo, uma simples reunião de trabalho pode gerar um checklist de tarefas que será fácil revisar no futuro.
Tome processos menos críticos e implemente checklists, com monitoramento e controle, e verifique ao longo do tempo se os tempos e índices de qualidade melhoraram. Use estas primeiras experiências para ampliar o uso de checklists e ajustar a forma de implementação.
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