sexta-feira, 13 de julho de 2012

Motivação, talento & indicadores de desempenho!


Sucesso é subir ao topo pela escada e não pelo elevador. Quem sobe pelo elevador chega mais rápido, mas logo cai, não sabe o que fazer lá.” Gilclér Regina
Fundamentalmente é trocar o torto pelo reto.É trocar o envolvimento pelo compromisso. É conjugar o verbo “Contrariar”. Isso mesmo, contrariar os acomodados. Praticar uma vida motivada desperta o talento, melhora indicadores de desempenho.
Ter essa motivação e esse talento é subir ao topo pela escada e não pelo elevador.  Me inspirei nisso com as palavras ditas numa abertura de uma palestra que fiz, de uma pessoa que muito admiro, um cliente fiel e especial e, sobretudo um amigo, o Sr. Ilson Mateus, presidente do Grupo Mateus com sede em São Luís no Maranhão.
Quem sobe ao topo pelo elevador chega mais rápido e cai rápido também, pois não sabe o que fazer lá. O sucesso é apoderar-se do passado, intervir no presente e transformar o futuro.
O que eu conheço de pessoas que querem fazer sucesso, mas não são humildes. Estas pessoas dizem que não são pagas para fazer isso ou aquilo, não tem humildade, são arrogantes não percebem que arrogância é igual mau hálitotodo mundo percebe, menos quem tem.
A mesma humildade que faz você rodar por vários setores da empresa e te dá a confiança de conhecer tudo quando chegar ao topo. Afinal, como eu escrevi no livro “A Essência dos Vencedores” – Editora Ideiao conhecimento reduz incertezas.
Neste modelo, tem muita gente que foca tanto o planejamento que esquece a execução.Não enxergam que se não houver ação, atitude no campo de trabalho, nas áreas de execução e resultados, nada terá sentido.
As empresas buscam indicadores de desempenho, mas as pessoas já não agüentam mais expressões do tipo: “agregar valor” “proatividade” “pensar fora da caixa” entre outras… É preciso sair dos jargões e criar uma comunicação mais simples e real.
Que comunicação seria essa publicada na Revista Você RH em matéria sobre largar estes jargões que começa dizendo: “Se fizermos o melhor benchmarking, focarmos no resultado e pensarmos fora da caixa, seremos mais proativos, vamos agregar valor ao nosso produto e garantir nossa PLR”.
Eu tenho certeza que tem gente no grupo que não sabe sequer o que significa PLR. Muito menos eu que estou fora. Penso que seríamos mais claros e justos se praticarmos uma forma mais direta de comunicação, mais humilde, mais brasileira e evitando siglas nas conversas.
Quero lembrar que em tempos de crises e incertezas existem pessoas e empresas indo à falência e pessoas e empresas fazendo fortuna. Há economias em recessão e há economias emergentes.
Lembre-se, os vencedores fazem aquilo que os perdedores não querem fazer. Esse o caminho da escada, da subida mais lenta, porém verdadeira, que constrói um sucesso real.

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