Com logística reversa, consumidor também terá responsabilidades.
Setor de cosméticos se comprometeu a criar 16 centrais de triagem em SP.
Uma nova política vai transformar o lixo em responsabilidade de todos. A Política Nacional de Resíduso Sólidos pretende transformar o caminho do lixo em uma via de mão dupla. O próprio consumidor vai ter que saber quais produtos descartar, quais deixar para a reciclagem e quais devolver para o comércio. O comércio vai ter que recolher esses produtos e repassar para a indústria. A indústria que fabricou vai se responsabilizar pela reutilização ou pelo destino final do produto.
Assim, todos que participaram dessa cadeia são responsáveis pelo lixo produzido. A meta do governo é firmar termos de compromisso com todos os setores até o fim do ano. Os prazos para que a logística reversa seja colocada em prática vão variar de acordo com cada contrato.
“Cada qual tem um modelo bastante diferente de logística reversa e a partir de agora a gente vai ver como eles se comportam na realidade”, diz Flavio de Miranda Ribeiro, assessor técnico da Assessoria de Meio Ambiente de São Paulo.
Os produtos que entrarão nesse novo esquema de reciclagem são: produtos com resíduos perigosos, como os cosméticos; embalagens de agrotóxicos; pilhas e baterias; pneus; óleos lubrificantes; lâmpadas fluorescentes e produtos eletro-eletrônicos.O setor de cosméticos, por exemplo, se comprometeu a criar 16 centrais de triagem em São Paulo até o fim de 2012, mas até agora nada foi feito.
Fonte: http://g1.globo.com/sao-paulo/sao-paulo-mais-limpa/noticia/2012/04/industria-sera-responsavel-por-reciclagem-de-embalagens.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário