Após 21 meses de atraso, acusações de erros de construção e troca de acionistas, o estaleiro Atlântico Sul entregou no início da tarde de sexta-feira o navio João Cândido a Transpetro, subsidiária da Petrobrás. Maior embarcação já construída no país, o petroleiro saiu do Porto de Suape, a 50 quilômetros de Recife (PE), e seguiu em direção à Bacia de Campos, onde será carregado pela primeira vez com petróleo produzido pela plataforma 38, no campo de Marlim. O navio é o segundo de um total de 49 navios encomendados pela Transpetro a estaleiros brasileiros, a um custo total de R$ 10,8 bilhões.
Navio que custou mais de R$ 300 milhões à Transpetro segue para a Bacia de Campos, no Rio de Janeiro
Com 274 metros de comprimento e capacidade para transportar mais de 1 milhão de barris – metade da produção diária nacional – o João Cândido é o principal expoente da nova indústria naval brasileira. Antes a Transpetro já havia recebido o navio Celso Furtado, construído pelo estaleiro Mauá, no Rio de Janeiro. Em junho a Transpetro recebe uma nova embarcação, o navio de produtos Sérgio Buarque de Holanda, que está em fase de acabamento no estaleiro Mauá.
Após ser carregado com petróleo extraído da Bacia de Campos, o João Cândido seguirá para o terminal Almirante Barroso, em São Sebastião (SP), de onde o combustível seguirá para refinarias da Petrobrás. Apesar de estar navegando em direção ao Rio desde o início da tarde de sexta-feira, as dúvidas em relação à capacidade operacional do João Cândido só devem ser dirimidas após o navio concluir sua primeira missão com sucesso.
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