quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

O custo da Avaria

O que vem a ser uma avaria? Avaria significa estrago; dano. A mesma possui diversos sinônimos, como danos que sofrem mercadorias ou navios, perda, prejuízo, ou uma despesa imprevista feita por um navio entre a saída e a chegada ao seu destino. Ela pode ter significado de falhas no processo, na estocagem ou em manipulação até sua entrega.
Infelizmente isso é mais comum do que se imagina e desta forma o valor de seguro para determinados produtos aumentam significativamente, fazendo com que em alguns casos fique inviável o seguro do produto. Um exemplo clássico de um produto que faz parte desta realidade é a motocicleta cujo custo de um seguro é praticamente inviável pois em um acidente a probabilidade de perda é enorme.
Para refletirmos melhor destaco sobre o processo de montagem de um veículo, do inicio até a entrega final ao cliente, é algo que requer grande atenção quanto aos pontos de cuidados para não se cometer avarias. Destaco aqui a questão do transporte de entrega destes veículos realizada por caminhões cegonha. Suponhamos que o mesmo saia da montadora em São Paulo com destino a uma concessionária de Belém percorrendo uma distância de 3.100 Km. Nossa malha rodoviária é repleta de problemas e principalmente neste trajeto possuem pedras, pedriscos, intempéries do tempo, galhos de árvores e ainda vandalismo. Todos estes itens contribuem para uma possível avaria no produto (veículo) que não possui uma embalagem de proteção e requer um cuidado maior.
Para fazer o acompanhamento e propor ações corretivas no processo de controle de avarias deve-se utilizar de metas bem definidas e realísticas com indicadores de desempenho em cada etapa, para desta forma mensurar onde existem problemas para propor ações corretivas de melhoria continua usando planos de ações através e algumas ferramentas da qualidade, como PDCA, para planejamento das ações corretivas, realização destas ações no processo, acompanhamento da realizações das ações corretiva e agir de forma pró ativa para garantia do sucesso do programa de melhoria.
Além das técnicas precisamos de pessoas qualificadas para darem continuidade ao trabalho, fazendo as analises de forma correta e podendo mensurar onde devemos agir para obtermos a redução das avarias. Pois senão, nenhuma destas ações de melhoria serão concretizadas.
Fonte: http://portallogistico.com.br/artigo/processo-avarias/

Nenhum comentário:

Postar um comentário