quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

Tendências e oportunidades para 2012 - Parte II

Editora Globo
O INVESTIMENTO ANJO RUMO ÀS NUVENS NO BRASIL

Cassio Spina
Fundador da Anjos do Brasil


Na decolagem de um avião, o momento mais importante é quando atinge a “velocidade de rolagem”, com sustentação suficiente para levantar vôo: o comandante pode puxar o manche para embicar e descolar do chão. Este é o estágio atual do investimento anjo no Brasil, resultado de um conjunto de fatores e oportunidades que vem acontecendo recentemente.

De um lado, temos novas gerações iniciando sua atividade empreendedora e, desta vez, em sua maioria motivadas pela realização de um projeto. São os empreendedores de “oportunidade”, em vez de movidos pela falta de trabalho, os chamados por “necessidade”, conforme o Global Entrepreneurship Monitor (GEM). Como evidência prática, lembro que, quando me formei, quase todos os meus colegas decidiam se empregar no mercado financeiro. Hoje, tenho conhecido vários novos empreendedores que, mesmo bem colocados profissionalmente neste mesmo segmento, resolveram sair para realizar seus planos de negócios.

Do outro, temos uma geração de empresários e executivos bem sucedidos, que acumularam, além de recursos financeiros suficientes para investir em novos negócios, experiência e conhecimento para aplicar nos mesmos. Isto significa que já está tudo resolvido? Muito pelo contrário. Da mesma forma que o avião – que após a decolagem precisa manter seus motores em potência máxima e rumar para o seu destino com concentração e dedicação integral da equipe, numa fase crítica em que qualquer falha pode significar uma queda –, o investimento anjo necessita de atenção. Precisamos manter o foco tanto na efetivação dos negócios quanto na orientação e no apoio para novos investidores anjos e empreendedores.

Entre os fatos marcantes de 2011, destaca-se a vinda de diversos fundos de investimento internacionais, muitos deles do Vale do Silício, buscando oportunidades para investir em empresas nascentes, as chamadas startups, bem como em fase de crescimento, conhecidas como growth. Este movimento é muito relevante, tanto pelo reconhecimento do potencial dos empreendedores brasileiros como pela possibilidade de terem acesso a capital, experiência e conhecimento para internacionalização de seus negócios. Também é uma oportunidade relevante para os investidores brasileiros, pois os estrangeiros necessitam de parceiros locais.

Por todos os fatos apresentados e com o objetivo de acelerar o crescimento do investimento anjo para apoiar o empreendedorismo de inovação, criamos em julho de 2011 a Anjos do Brasil. O propósito é disseminar conhecimento e experiência entre potenciais investidores anjo e também entre os empreendedores, para que ambos estejam mais preparados para efetivar o desenvolvimento de negócios conjuntamente. Tivemos uma grata surpresa ao receber grande apoio de entidades e parceiros como a Associação Brasileira de Venture Capital e Private Equity (ABVCAP), o Comitê de Jovens Empreendedores da Fiesp, a Endeavor, o Centro de Estudos em Private Equity (Gvcepe) da Fundação Getulio Vargas, o Instituto Educacional BM&Fbovespa e muitos outros, bem como grande interesse, demanda e participação de empreendedores e investidores anjo.

Acreditamos que em 2012, apesar da crise nos países desenvolvidos, o empreendedorismo com o investimento anjo deverá crescer significativamente no Brasil. Para tanto, pretendemos efetivar ações como cursos de capacitação para empreendedores e investidores, eventos para troca de experiência e compartilhamento de conhecimento, parcerias com fundos de investimento e a criação de núcleos regionais da Anjos do Brasil em locais que ainda não contam com redes de investidores anjos, como Rio Grande do Sul, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Distrito Federal e outros.
Temos muitos desafios para a realização do potencial empreendedor brasileiro com apoio do investimento anjo. Acreditamos que, com a união de todos em torno do interesse comum do crescimento do empreendedorismo de inovação, poderemos atingir patamares de desenvolvimento antes inimagináveis.
Fonte: http://revistapegn.globo.com/Revista/Common/0,,EMI282344-17166-1,00-TENDENCIAS+E+OPORTUNIDADES+PARA.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário